Flip 2019 tem nova curadora
PublishNews, Redação, 26/09/2018
Fernanda Diamant, editora da revista 451, é a nova curadora das mesas literárias do Programa Principal. A Flip 2019 acontece de 10 a 14 de julho.

A Flip 2019 anunciou esta semana sua nova curadora. A escolhida foi a jornalista Fernanda Diamant, editora da revista 451 onde é sócia de Paulo Werneck - curador da festa literária até 2016. Em seu primeiro ano à frente do Programa Principal da Flip, Diamant pretende ampliar a diversidade do evento, trazendo autoras e autores de diferentes gêneros – na ficção e na não-ficção – e buscar novos formatos de mesas literárias. “Pretendo trabalhar o conceito de diversidade de maneira ampliada, trazendo, sobretudo, ideias divergentes, autores que ajudem a expandir o debate em sua área de atuação”, declarou em comunicado oficial.

O arquiteto Mauro Munhoz, diretor da Casa Azul, organizadora da Festa, como nos anos anteriores, será o responsável pela direção geral e artística do Programa Principal. “A curadoria da Fernanda Diamant estabelecerá uma relação com as conquistas da Flip nos últimos anos e as novas demandas que estão surgindo no atual cenário político e cultural do Brasil e do mundo”, explicou Munhoz. “No contexto de hoje, o papel da literatura como um espaço público, um espaço de inovação e mediação de diferentes ideias, faz-se ainda mais necessário. É isso que queremos reforçar nas mesas literárias da Flip e na ocupação dos espaços de Paraty com os nossos conteúdos”.

Nos últimos dois anos, a Flip tem apresentando ao público brasileiro nomes que não se circunscrevem a determinado país ou etnia, mas, sim que refletem o novo cenário multicultural da literatura contemporânea. “Nós tivemos, em 2017 e 2018, com a curadoria da Joselia Aguiar, uma série de inovações na Flip, apresentando novos autores ao leitor brasileiro e reforçando o caráter artístico da Flip, uma de nossas premissas desde a primeira edição”, completou Munhoz.

A 17ª edição da Flip acontece de 10 a 14 de julho de 2019.

[26/09/2018 06:00:00]