Diversidade e Direitos Humanos nos ‘trending topics’ da Feira de Frankfurt
PublishNews, Redação, 18/09/2018
Feira terá como suas bandeiras principais os Direitos Humanos, a Diversidade, a Liberdade de Expressão. Editores cubanos, africanos e do Sudeste Asiático ganham destaque no evento.

Juergen Boos, diretor da Feira do Livro de Frankfurt | © Peter Hirth / Frankfurt Book Fair
Juergen Boos, diretor da Feira do Livro de Frankfurt | © Peter Hirth / Frankfurt Book Fair
Entre os dias 10 e 14 de outubro, o mundo editorial volta seus olhos para a cidade de Frankfurt que será palco, pela 70ª vez seguida, da maior e mais importante feira de negócios do livro no globo. Além da venda e o licenciamento dos direitos de tradução, a diversidade e os Direitos Humanos Universais estarão no topo da pauta do evento que vai reunir milhares de editores, agentes literários, autores, tradutores, livreiros e distribuidores de todo os continentes. E o seu caráter político deve ganhar contornos ainda mais intensos em 2018. “À luz das questões urgentes que nossa sociedade enfrenta hoje, a Feira do Livro de Frankfurt é uma importante plataforma pública”, comentou Juergen Boos, diretor geral da Feira. “Desde que reabriu, após a Segunda Guerra Mundial, em 1949, a feira de livros mais internacional do mundo representou a liberdade de expressão e de publicação e formou uma rede internacional de diálogo. A 70º edição da feira também acontecerá em um clima politicamente carregado. Devemos permitir o debate - incluindo, acima de tudo, questões controversas. Tolerar e refutar, através da argumentação, opiniões são conquistas de uma sociedade democrática. Esses princípios fazem parte do nosso DNA”, completou dando o tom da edição que começa em 22 dias.

E isso se reflete na programação da Feira. Além da conferência de imprensa, que contará com uma apresentação da autora Chimamanda Ngozi Adichie, cujo manifesto Sejamos todos feministas fez crescer a discussão pública sobre o feminismo em todo o mundo, a feira realizará uma programação no Weltempfang – Centre for Politics, Literature and Translation (Hall 4.1 B 81) e no novo Pavilhão Frankfurt que vai reunir nomes como Federica Mogherini, alta representante da União Europeia para Assuntos Exteriores e Política de Segurança; Monika Grütters, comissária do governo alemão para Cultura e Mídia, e Mamuka Bakhtadze, primeiro-ministro da Geórgia, o convidado de honra da edição de 2018.

Além disso, a Feira se juntou com as Nações Unidas (que também completa 70 anos em 2018) para lançarem a campanha #OnTheSamePage, que pede que a indústria internacional de livros se envolva ativamente na garantia do respeito aos Direitos Humanos. Com a campanha, ONU e Frankfurt querem mobilizar livreiros e editores em todo o mundo e garantir que estão todos “na mesma página”. Para participar, os livreiros são convidados a montar exibições de livros selecionados, enquanto os editores podem organizar leituras e eventos dedicados ao tema dos Direitos Humanos. Para ajudar, livreiros e editores também recebem gratuitamente um pacote de materiais, que podem ser usados para promover e aumentar a visibilidade de suas ações. Diversos eventos sobre o tema estão sendo planejados para a Feira de Frankfurt.

Diversidade e Direitos humanos são as duas principais bandeiras da Feira do Livro de Frankfurt | © Fernando Baptista / Frankfurt Book Fair
Diversidade e Direitos humanos são as duas principais bandeiras da Feira do Livro de Frankfurt | © Fernando Baptista / Frankfurt Book Fair

Outro ponto de destaque dessa 70ª edição será a presença de editores cubanos que voltarão a ocupar, depois de anos, um estande coletivo no pavilhão.

Com o mote Lettres d’Afrique: changing the narrative, editores de 19 países africanos também levarão uma programação de vários dias cujo objetivo é apresentar ao mundo o mercado do livro do continente. Outra novidade que materializa a bandeira da diversidade na feira será a realização do fórum da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean). Malásia, Singapura, Tailândia, Vietnã e Filipinas estarão representados nesse fórum.

Foco na educação

A exemplo do que fez em 2016, quando inaugurou o The Arts+, um centro de negócios das indústrias criativas e culturais, Frankfurt abre, em 2018, a EDU, uma plataforma internacional em que produtores de conteúdos educacionais poderão apresentar tecnologias inovadores do setor. “Queremos transformar a Frankfurt EDU no maior evento para expositores, provedores de serviços e de tecnologia nesse setor”, comentou Boos. No fim de semana, quando a feira é invadida por leitores, a feira abrirá um laboratório interativo de 500 m² para que essas tecnologias sejam testadas pelo público final.

[18/09/2018 09:24:00]