Frankfurt anuncia novo pavilhão dedicado às artes plásticas
PublishNews, Leonardo Neto, 06/09/2016
The Arts+ será um centro de negócios das indústrias criativas e culturais, com espaço para performances e experimentações de formatos interativos

A Feira do Livro de Frankfurt (19 a 23/10) anunciou que o artista plástico David Hockney será o palestrante da Conferência de Imprensa que abre o evento em 2016. O artista britânico foi escolhido porque uma das grandes novidades da feira deste ano é um centro de negócios das indústrias criativas e culturais chamada The Arts+. Localizada no pavilhão 4.1, a nova área será o ponto de encontro de profissionais da cena cultural e artística, desenvolvedores e editores de livros nas áreas de artes. No novo pavilhão, além de espaços para exposições, terá um salão exclusivo para debates, um laboratório para formatos interativos e um palco para apresentações e performances. Nesse espaço, Hockney vai lançar o livro A bigger book, com 500 páginas em formato gigante, que será lançado pela Taschen.

David Hockney fará a conferência de imprensa da Feira do Livro de Frankfurt © Jean-Pierre Gonçalves de Lima
David Hockney fará a conferência de imprensa da Feira do Livro de Frankfurt © Jean-Pierre Gonçalves de Lima

Nascido em Yorkshire, em 1937, David Hockney é considerado um dos maiores artistas plásticos de nossos tempos. Dono de uma carreira artística de mais de 60 anos, e ainda hoje, aos 79 anos, demonstra um grande desejo de experimentação e de incluir inovações técnicas em seu trabalho. Em sua pesquisa por novos formatos, ele representa o mundo ao seu redor usando máquinas de fotocópias e de fax e já integrou colagens de fotos instantâneas nas suas pinturas. Para a exposição A bigger picture, de 2012, por exemplo, o artista produziu um ciclo de imagens em grandes formatos, com a ajuda de um iPad.

“David Hockney é um dos artistas mais multifacetados dos nossos dias”, declarou via comunicado à imprensa Juergen Boos, diretor da Feira do Livro de Frankfurt. “A sua abertura para as novas mídias e sua dedicação às novas técnicas digitais, o que é francamente genial, fez dele um pioneiro da arte contemporânea. Isso significa também que ele é um representante ideal para o que nós queremos mostrar no The Arts+: a síntese do digital e da estética da arte”, completou Boos.

A conferência de imprensa da Feira do Livro de Frankfurt está marcada para o dia 18 de outubro, às 11h.

[06/09/2016 10:29:00]