Apanhadão: Grupos de educação investem em novas tecnologias
PublishNews, Redação, 10/09/2018
E mais: Aurélio Buarque de Holanda tem nova agente literária, Lote 42 prepara livro de Gustavo Piqueira, bióloga lembra do acervo da Biblioteca Francisca Keller perdido no incêndio do Museu Nacional

Nas notícias desse final de semana, a Folha publicou uma matéria sobre a movimentação de grandes grupos educacionais como Kroton, Ser Educacional e Ânima, de começar a investir em parcerias com startups. Segundo a matéria, o movimento tem uma justificativa prática: a quantidade de novatas do setor, conhecidas como edtechs, tem crescido. A Kroton, por exemplo, anunciou uma parceria com o Cubo Itaú e inaugurou um andar de educação no prédio do Cubo com a presença já de uma edtech, a Blox, que desenvolve um sistema chamado de gamificado (ou seja, a partir de jogos) de educação por competências.

A Painel das Letras anunciou que a obra do filósofo, ensaísta, tradutor e crítico, Aurélio Buarque de Holanda passa a ser representada pela agente literária Marianna Teixeira Soares. A ideia da mudança é resgatar a obra dele menos conhecida, para além do clássico dicionário.

Ainda na coluna, a Lote 42 prepara uma tiragem única de mil exemplares do livro Nove meses, do designer e escritor Gustavo Piqueira. A novidade é que o livro trará um globo de resina com um ou mais insetos mortos. Para finalizar, o Prêmio Sesc terá uma parceria com o Festival de Óbidos, em Portugal, e irá realizar um debate com ganhadores do troféu.

No Estadão, a coluna Direto da Fonte trouxe uma entrevista com a bióloga Débora Pires, expert sobre o acervo do Museu Nacional, destruído por um incêndio na última semana. Na conversa Débora lembra que junto com o material perdido está a Biblioteca Francisca Keller, que acumulava 35 mil títulos em antropologia e que era uma referência de peso para os pesquisadores. A bióloga também lembra que as atividades de pesquisa acadêmica continuam e que essa atividade fora do museu, chama a atenção a raridade de publicações sobre ele no universo editorial do país.

Na coluna da Babel, destaque para a editora carioca Circuito, que apresenta no final de outubro, na Casa Plana, a coleção Trás-os-mares, dedicada à literatura portuguesa contemporânea. A série começa lançando os romances A loucura branca, de Jaime Rocha; Noturno Europeu, de Rui Nunes; Até o ano que vem em Jerusalém, de Maria da Conceição Caleiro; e Adoecer, de Hélia Correia. A coluna anunciou também que o livro Amora, de Natalia Borges Polesso, em que os contos são protagonizados por lésbicas, teve os direitos vendidos pela Dublinense para a AmazonCrossing – braço editorial da Amazon dedicado a publicar, em inglês, literatura estrangeira.

N’O Globo, o coleguinha Ancelmo Gois adiantou que a Casa Rui Barbosa e o Instituto Moreira Sales lançam nesta quarta o site cronicabrasileira.org.br, que irá reunir 2,6 mil crônicas de nomes como Clarice Lispector, Rubem Braga, Otto Lara Rezende e Rachel de Queiroz.

Tags: Apanhadão
[10/09/2018 06:00:00]