Unir para ampliar
PublishNews, Redação, 30/08/2018
Jaguatirica e Ímã Editorial se unem para expandir territorialmente e chegarem a Portugal

As editoras cariocas Jaguatirica e Ímã Editorial selaram uma parceria que vai permitir o seu desembarque em Portugal como Gato Bravo e Motor Editorial respectivamente. Os editores explicam que precisavam “limpar os ruídos culturais”, já que em Portugal não existem o felino jaguatirica e ímã (cuja grafia é íman) poderia ser confundido com o sacerdote muçulmano. As duas editoras vão compartilhar recursos e estruturas locais, incluindo equipe de vendas, mas manterão as suas linhas editoriais tal e qual operam aqui no Brasil. A ideia é que os títulos das editoras cheguem às livrarias e aos leitores lusos no começo do ano que vem, misturando lançamentos com destaques do catálogo brasileiro adaptados. A partir daí, todos os títulos lançados em um país estarão também disponíveis no outro.

Julio Silveira e Paula Cajaty | © Divulgação
Julio Silveira e Paula Cajaty | © Divulgação

Julio Silveira, colunista do PublishNews e publisher da Motor (ou Ímã, como preferir), já finca bandeira na Terrinha no fim de setembro, tão logo acabe o Fólio, festival literário que acontece na cidade de Óbidos.

Paula Catajy, da Gato Bravo (ou Jaguatirica), continua no Brasil, mas vai contribuir com as experiências anteriores que teve no intercâmbio com Portugal. Os testes feitos por Catajy mostraram “um mercado pequeno mas interessado e ativo, que pode acomodar novos concorrentes, além de operar em condições mais saudáveis que a truncada equação comercial brasileira”.

[30/08/2018 10:30:00]