Monja Coen participa do Festival de Óbidos
PublishNews, Redação, 30/08/2018
Gisele Corrêa, curadora do Flipoços, levará monja Coen para o Festival Literário Internacional de Óbidos (Fólio)

Gisele Corrêa e monja Coen estarão no Fólio, em Portugal | © Bruno Alves
Gisele Corrêa e monja Coen estarão no Fólio, em Portugal | © Bruno Alves

Esse ano, o Festival Literário Internacional de Poços de Caldas (Flipoços) foi convidado a colaborar com a curadoria do Festival Literário Internacional de Óbidos (Fólio), que acontecerá entre os dias 27 de setembro e 7 de outubro, na vila literária localizada na região Central de Portugal. O festival mineiro levará para lá a escritora, jornalista e líder zen budista monja Coen, que teve seu primeiro livro publicado na terra de seus avós paternos. O sofrimento é opcional, aqui publicado pela Bella Editora, saiu em Portugal pela 20!20. A líder religiosa participa de uma mesa no dia 5 de outubro ao lado dos portugueses Paulo Mendes Pinto, padre José Maria Brito e Joaquim Franco. “Os três são portugueses e todos de alguma maneira são estudiosos sobre religiões. Quando eu sugeri ao Folio o nome da monja, imediatamente a curadoria do festival pensou em criar algo ligado às religiões trazendo para a público um debate extremamente atual e pertinente, baseado nas grandes atrocidades do passado, do presente e o quanto as novas tecnologias tem influenciado o mundo interior das pessoas”, explica Gisele.

De acordo com Gisele Corrêa, curadora do Flipoços, a iniciativa em Portugal inaugura o “Flipoços na Estrada”, que vai levar uma série de atividades do festival mineiro para locais fora de Poços de Caldas. “Essa oportunidade em Portugal é também o primeiro passo para que o Flipoços inicie o intercâmbio de forma inversa, ou seja, levando do Brasil autores contemporâneos e novatos para apresentarem suas obras e quem sabe, começar uma carreira internacional em nosso País irmão de língua e de formação”, defende a curadora.

Gisele participa ainda da programação do Fólio, dividindo o palco com curadores de outros eventos literários na mesa A importância das feiras e dos festivais na divulgação dos autores e das suas obras, que acontece no dia 4 de outubro. Estarão com ela nesse momento: Julio Silveira (Ler – Rio de Janeiro), Ana Miranda (Art Institut - NY), Manuela Ribeiro (Correntes d’Escritas - Póvoa de Varzim/Portugal), Mauro Munhoz (Flip – Paraty), Antônio Campos (Fliporto - Pernambuco) e mediação José Pinho (Folio/Óbidos).

[30/08/2018 10:50:00]