Mantiqueira volta a ter festa literária
PublishNews, Talita Facchini, 15/08/2018
Festa na cidade de Santo Antônio do Pinhal, no alto da Serra da Mantiqueira, acontecerá entre os dias 14 e 16 de setembro e receberá nomes como Milton Hatoum, Veronica Stigger e João Silvério Trevisan

Em 2015 aconteceu na Mantiqueira o último Festival Literário de Francisco Xavier, desde então, a região tentou por conta seguir com festas menores, mas sem o apoio do governo não foi tão fácil.

Este ano, o editor e escritor Roberto Guimarães insistiu na ideia e pensou em um novo evento, a Festa Literária da Mantiqueira (Flima), programada para acontecer de 14 a 16 de setembro. Pensada para ser uma plataforma de difusão da literatura e formação de leitores com atuação nas cidades da Serra da Mantiqueira, a Flima surgiu depois que Roberto se mudou para Santo Antônio do Pinhal e que a cidade inaugurou um moderno auditório, com capacidade para 300 pessoas. Para Roberto, um dos segredos para o evento dar certo é preciso tirar a literatura do pedestal. "É preciso ser um evento literariamente consistente e relevante, mas ao mesmo tempo ter um papel na formação e aproximação de leitores, e para isso, é preciso tirar a literatura do pedestal", disse ao PublishNews.

Para fazer isso acontecer, a programação, feita a quatro mãos com a ajuda do curador Vanderley Mendonça, receberá o reforço de nomes de peso como os dos escritores Veronica Stigger, Lourenço Mutarelli, Paulo Lins, João Silvério Trevisan e Milton Hatoum (foto ao lado), além de profissionais do livro como Cecilia Aborlave (Lote42), Plinio Martins Filho (USP), Camila Cabete (Kobo), Felipe Brandão (Planeta) e o jornalista Manuel da Costa Pinto.

O homenageado dessa primeira edição da Flima será o poeta Augusto de Campos, um dos nomes mais importantes da poesia do século XX. “Fiquei muito feliz por conseguirmos homenagear o Augusto, um poeta de relevância cultural incontestável. Dentro da programação traremos Cid campos, seu filho que fará homenagem ao pai no dia 15”, contou Roberto.

Sobre as dificuldades de se levantar um evento literário em tão pouco tempo e com quase nenhum recurso financeiro, Roberto explicou que os apoios foram fundamentais. “Costuramos uma série de apoios importantes, como o da Poiesis [Organização Social (OS) por trás de museus como Casa das Rosas e Casa Mario de Andrade]. Temos também apoios locais para hospedagem, transporte outros gastos, mas todo o investimento partiu da gente". O orçamento total aprovado da Flima para capitação pelo ProAC é de pouco menos de R$ 250 mil, sendo que a penúltima edição do Festival da Mantiqueira, em São Francisco Xavier, custou R$ 550 mil. O financiamento coletivo no Catarse foi uma das alternativas encontradas para financiar alguns desses custos e o “cardápio” de recompensas inclui um Passe Livre que dá acesso à todas as mesas da programação, cadernos produzidos artesanalmente, marcador de página, almoço com autores e até hospedagem no melhor hotel da cidade.

Para o próximo ano, a Flima pretende ter um calendário anual de atividades. “Essa iniciativa começou desde julho deste ano, mas queremos ter um calendário ligado a difusão de leitores e literatura, com conversa com autores, oficinas, feiras de livros e mini eventos literários”, adiantou Roberto. Para a ideia decolar, ele explica ainda que tudo depende de uma articulação com cada município da região. “Queremos trabalhar juntos e fortalecer essas iniciativas que acontecem aqui por perto. Trazemos uma visão mais do mundo e eles trazem a visão do local e isso combinado é muito importante. Em outubro vamos sentar com várias pessoas para articular esse calendário que deve ter pelo menos uma atividade por mês”.

A programação completa da Flima você confere aqui e para ajudar o evento literário, que conta com o apoio do PublishNews, é só entrar na página do projeto no Catarse.

Tags: Flima
[15/08/2018 10:00:00]