Em 2015 aconteceu na Mantiqueira o último Festival Literário de Francisco Xavier, desde então, a região tentou por conta seguir com festas menores, mas sem o apoio do governo não foi tão fácil.
Este ano, o editor e escritor Roberto Guimarães insistiu na ideia e pensou em um novo evento, a Festa Literária da Mantiqueira (Flima), programada para acontecer de 14 a 16 de setembro. Pensada para ser uma plataforma de difusão da literatura e formação de leitores com atuação nas cidades da Serra da Mantiqueira, a Flima surgiu depois que Roberto se mudou para Santo Antônio do Pinhal e que a cidade inaugurou um moderno auditório, com capacidade para 300 pessoas. Para Roberto, um dos segredos para o evento dar certo é preciso tirar a literatura do pedestal. "É preciso ser um evento literariamente consistente e relevante, mas ao mesmo tempo ter um papel na formação e aproximação de leitores, e para isso, é preciso tirar a literatura do pedestal", disse ao PublishNews.

O homenageado dessa primeira edição da Flima será o poeta Augusto de Campos, um dos nomes mais importantes da poesia do século XX. “Fiquei muito feliz por conseguirmos homenagear o Augusto, um poeta de relevância cultural incontestável. Dentro da programação traremos Cid campos, seu filho que fará homenagem ao pai no dia 15”, contou Roberto.

Para o próximo ano, a Flima pretende ter um calendário anual de atividades. “Essa iniciativa começou desde julho deste ano, mas queremos ter um calendário ligado a difusão de leitores e literatura, com conversa com autores, oficinas, feiras de livros e mini eventos literários”, adiantou Roberto. Para a ideia decolar, ele explica ainda que tudo depende de uma articulação com cada município da região. “Queremos trabalhar juntos e fortalecer essas iniciativas que acontecem aqui por perto. Trazemos uma visão mais do mundo e eles trazem a visão do local e isso combinado é muito importante. Em outubro vamos sentar com várias pessoas para articular esse calendário que deve ter pelo menos uma atividade por mês”.
A programação completa da Flima você confere aqui e para ajudar o evento literário, que conta com o apoio do PublishNews, é só entrar na página do projeto no Catarse.