Metabooks conquista Amazon
PublishNews, Leonardo Neto, 13/08/2018
Empresa alemã passa a fornecer metadados para a varejista no Brasil e, com isso, estima que passa a deter 70% das vendas de livros em varejistas e distribuidoras

Essa paquera foi daquelas demoradas. Desde que aportou no Brasil, em 2015, a Metabooks (naquela época ainda chamada Books in Print e cujas operações começaram para valer só em 2017) namorava a Amazon. A plataforma de gestão de metadados alemã que tem a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Feira do Livro de Frankfurt como sócias, já tinha conquistado a Saraiva e a Livraria Cultura.

Além disso, a Metabooks assinou contrato recentemente com as distribuidoras Disal, Catavento, Inovação, Agrega, A Página e Loyola. Com esses novos acordos, a empresa estima que esteja cobrindo 70% das vendas do mercado nesses canais.

Na outra ponta, a empresa fechou recentemente com a HarperCollins. Com isso, passa a fornecer para varejistas e distribuidores os metadados de 23 das 30 editoras mais bem ranqueadas na Nielsen.

Aqui vale lembrar que a MercadoEditorial.Org, concorrente direta da Metabooks no Brasil, já tinha fechado contrato com a Amazon em 2017.

[13/08/2018 09:45:00]