Indie Book Day pelo segundo ano no Brasil
PublishNews, Talita Facchini, 21/03/2018
Iniciativa criada na Alemanha busca destacar publicações independentes e livrarias brasileiras já preparam programação especial para o evento

Pelo segundo ano seguido, o Brasil vai participar do Indie Book Day, movimento que tem como objetivo unir a literatura independente de todo o mundo. Criado pelo alemão Daniel Beskos em 2013, a ideia ganhou força por aqui por iniciativa de Gustavo Faraon, da Dublinense e de João Varella, da Lote 42.

No ano passado, mais de 60 livrarias brasileiras participaram do Indie Book Day, e este ano, livrarias como a Blooks (Rio, São Paulo e Niterói), Livraria Taverna (Porto Alegre), Banca Tatuí (São Paulo), Rizoma (São Paulo) e Sur (Florianópolis) já confirmaram que farão ações especiais para a data. “É difícil de medir, mas a adesão está maior de todos os lados, as pessoas têm escrito contando o que têm planejado e até o Daniel, criador do evento, escreveu para algumas livrarias por ter ficado surpreso em ver como o evento cresceu rápido por aqui”, conta Gustavo Faraon.

Para participar, basta ir às livrarias no dia 24 de março, pedir por títulos de editoras independentes e postar foto, vídeo ou qualquer coisa do livro nas redes sociais com a hashtag #indiebookday. Todo mundo pode colaborar: leitor, editor, livreiro, autor, designer, revisor, ilustrador. A ideia é movimentar as livrarias e incentivar os leitores a comprarem livros independentes.

Este ano, entidades importantes ao redor do mundo como a Aliança Internacional de Editores Independentes (que congrega 550 editores de 52 países), além do Observatório de Editores Independentes (Itália) e a Fundação Kurt Wolff (Alemanha) também estão apoiando a iniciativa.

Os interessados podem clicar aqui e confirmar presença no evento que durará o dia inteiro.

[21/03/2018 09:34:00]