Feira do Livro de Sharjah começa na próxima semana
PublishNews, Talita Facchini, 27/10/2017
Com o tema 'O mundo dentro do meu livro', a 36ª edição da feira espera hospedar 1.650 expositores de 60 países. Feira terá a cobertura do PublishNews.

Conhecida como a Capital Cultural dos Emirados Árabes, Sharjah se tornou nos últimos anos um personagem importante no mercado editorial mundial e sua feira do livro já é uma das maiores do mundo, sendo assim, parada obrigatória para os profissionais do livro. Na próxima quarta (1º), começa a 36ª edição da Feira Internacional do Livro de Sharjah (Sharjah International Book Fair, #SIBF17) que espera hospedar 1.650 expositores de 60 países. Além disso, o evento contará com 393 convidados de 48 países que participarão de mais de 2.600 eventos.

Com o tema "O mundo dentro do meu livro", que segundo o presidente da feira, Al Ameri, exemplifica o valor do livro como a principal fonte de conhecimento que tem o poder de abrir janelas em novos mundos, a feira espera ainda exibir mais de 1,5 milhão de livros nos mais de 14 mil m² do Expo Center Sharjah.

O calendário de eventos da pré-feira começará com o Programa Profissional que acontece no dia 29 e reunirá editores para uma série de seminários e oficinas relacionados ao setor editorial. Nos dias 30 e 31 acontece a Jornada Profissional, que todos os anos reúne profissionais de direitos de tradução e especialistas da indústria para destacar os desenvolvimentos mais recentes na indústria editorial. E é durante esses dois dias que os profissionais têm a chance de se beneficiar com programa de apoio à tradução da feira.

Além dos profissionais da área, a feira dá destaque para o Programa Kids, que terá 1.632 atividades apresentadas por 44 convidados de 20 países; e para a Estação de Mídia Social, que terá 33 atividades e oficinas envolvendo diversos de influenciadores das mídias sociais que abordarão questões culturais, sociais e de mídia.

Dentre as novidades deste ano está a criação de um salão especial chamado ‘A zona do futuro’, que reunirá 10 empresas líderes em livros digitais para mostrar suas experiências e últimas publicações. E de 7 a 9 de novembro acontece a ALA Library Conference, evento que contará com 300 especialistas em 26 atividades para discutir importantes tópicos relacionados ao setor das bibliotecas.

Brasil em Sharjah

Convidado de honra da 25ª Bienal do Livro de São Paulo, em 2018, Sharjah receberá nos próximos dias uma comitiva de editores brasileiros. Organizado pelo Brazilian Publishers, o projeto levará os editores Rita Mattar (Companhia das Letras), Antonio Erivan Gomes (Cortez), Marco Antonio Garcia de Souza (ex-Melhoramentos), Kin Sampaio (Solisluna), Karine Pansa (Girassol) e Suria Scapin (Pipoca), acompanhados de Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, gerente de Relações Internacionais da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e responsável pelo projeto de internacionalização Brazilian Publishers.

[Nota do Editor: Sharjah será a estreia da nossa repórter Talita Facchini em uma feira internacional. As malas, cheias de hajab, o tradicional véu que cobre os cabelos, já estão prontas e Talita deverá mandar notícias do outro lado do mundo, a partir do dia 30 de outubro. Ainda sobre Sharja, o PublishNews fez uma entrevista com Clique aquiArmed Al Ameri, CEO da Sharjah Book Authority, responsável pela programação de Sharjah na Bienal de SP. Clique aqui para reler a entrevista].

Tags: Sharjah 2017
[27/10/2017 09:55:00]