Um terço das compras de livros no País são feitas pela internet, aponta GfK
PublishNews, Leonardo Neto, 29/08/2017
Dado será apresentado na Convenção Nacional de Livrarias que começa hoje, no Rio de Janeiro

A Associação Nacional de Livrarias (ANL) elegeu o tema “O livreiro, de leitor a gestor” para compor a programação da sua 27ª convenção que começa nesta terça-feira (29), no Rio de Janeiro. Um dos pilares da gestão, que estará na pauta de debates do evento, é justamente informações e dados. Por isso, logo mais, às 16h45, será apresentado o painel Dados do varejo do livro no Brasil, que vai levar aos 150 editores e livreiros presentes no evento um panorama do varejo de livros no País a partir das informações apuradas pela GfK. Filipe Mori, coordenador da área de entretenimento do instituto de pesquisa, adiantou ao PublishNews alguns desses dados.

Um dos principais destaques do painel é a discreta melhora nos números em comparação com 2016. De janeiro a julho, o varejo de livros faturou R$ 1,36 bilhão, crescimento nominal de 1,8% ante os R$ 1,34 bilhão apurado em igual período de 2016. Em volume, no entanto, há uma queda de 1%. “O painel mostra que aquele mal-estar da crise já está passando. Ainda não passou. Os números ainda mostram uma retração em volume, mas, em faturamento, o mercado já começa a se recuperar”, analisa.

Além disso, os dados da GfK apontam ainda que um terço das compras de livros (33,4% em volume e 33,6% em faturamento) no País são feitas em e-commerces. Ou seja, as lojas virtuais já movimentaram R$ 436,8 milhões de janeiro até julho.

A GfK analisa ainda a evolução dos gêneros. E vê que houve crescimento não só nos segmentos de Didáticos (9,91%) e CTP (Administração e Economia – 7,12%; Ciências biológicas – 4,11% e Medicina e Saúde – 3,05%), mas também em gêneros como literatura brasileira (22,55%), autoajuda (19,87%), religiosos (15,20%) e HQ (16,46%). “Isso mostra que o consumidor não está comprando só aquilo que ele precisa para a sua educação ou para o trabalho, mas está voltando a comprar aquela leitura casual”, aponta o executivo.

A convenção da ANL segue com a sua programação até esta quarta-feira (30). Entre os destaques de hoje, está a mesa Marketing multicanal, às 18h35. Entre os destaques de amanhã, estão as mesas Marketplace - o presente e o futuro das vendas on-line, às 10h50; Com a palavra, o CEO, em que Carlo Carrenho, fundador do PublishNews, vai entrevistar Alexandre Martins Fontes, e Distribuição e logística: soluções para uma melhor circulação do livro, às 16h35.

[29/08/2017 10:30:00]