Astral aproveita Flip para lançar selo voltado para quadrinhos
PublishNews, Leonardo Neto, 05/07/2017
Livro da quadrinista Psonha inaugura o selo Plot!, que vai publicar autores nacionais e estrangeiros, além de livros teóricos e biografias de artistas ícones das HQs

Entre os livros que estão no prelo da Plot!, está a biografia de Jack Kirby escrita por Mark Evanier | © Susan Skaar
Entre os livros que estão no prelo da Plot!, está a biografia de Jack Kirby escrita por Mark Evanier | © Susan Skaar
Nascida em 2016, mas com um largo background de 30 anos de comunicação com o público jovem, a Astral Cultural – ligada ao Grupo Alto Astral, que publica, entre outras revistas, a Toda Teen – já é dona de importantes conquistas. Terminou o ano passado, o seu primeiro de atividades, com seis títulos no Ranking Geral Anual, no qual ocupou a 16ª posição. Pegando a Lista Infantojuvenil Anual, a editora de Bauru, no interior paulista, ficou entre as grandes, ao ocupar a quarta posição, empatada com Intrínseca, Rocco e Sextante. Só a sua franquia AuthenticGames vendeu, entre 2016 e 2017, quase 250 mil exemplares. Nada mal para uma editora com tão pouco tempo de carreira.

Agora, a editora prepara mais uma novidade: o lançamento do selo Plot!, dedicado à publicação de histórias em quadrinhos e novelas gráficas. “A nossa ideia é publicar tudo relacionado ao universo dos quadrinhos: desde HQs europeias, passando por quadrinistas nacionais, até livros teóricos e biografias de artistas que ajudaram a moldar a história desta forma de narrativa”, explica o editor e escritor Felipe Castilho, que está à frente do selo. “Temos ainda uma preocupação muito forte com a valorização do artista, seja ele nacional ou estrangeiro. Queremos com isso construir um catálogo forte e diverso, em todos os sentidos da palavra, priorizando sempre a qualidade”, completou.

Livro da ilustradora Psonha inaugura o selo, que será lançado oficialmente durante a Flip | © Divulgação
Livro da ilustradora Psonha inaugura o selo, que será lançado oficialmente durante a Flip | © Divulgação

O lançamento oficial da Plot! acontece na Flip (26 a 30/07), com Peek-a-Boo – A masmorra dos coalas, da ilustradora e quadrinista brasileira Psonha, que estará na Casa Santa Rita da Cassia (Rua Santa Rita, 178), no sábado (29), a partir das 15h. “Resolvemos lançar o selo na Flip justamente para mostrar que as HQs têm uma relação muito forte com a literatura. Apresentar o novo selo dentro de um evento literário é reforçar a ponte que há entre a literatura e a narrativa visual”, defendeu Castilho.

Castilho adiantou ao PublishNews que até o fim do ano, o selo deve lançar mais cinco títulos, além do de Psonha. Um deles será Kirby: King of Comics (ainda sem título em português), uma biografia do icônico Jack Kirby (1917-1994), de autoria de Mark Evanier, que deve chegar às livrarias em setembro.

[05/07/2017 11:13:00]