
Para ajudar os editores canadenses a terem insights sobre o mercado brasileiro, o relatório mapeia editoras, distribuidores, varejistas, agentes e eventos literários no Brasil, além de trazer informações, dados e números sobre a situação do mercado, como os principais formatos, preço, tecnologias e principais canais de venda de livros no País. O documento foi realizado a partir de pesquisas e entrevistas com players de toda a cadeira, incluindo agentes literários, livreiros e editores.
"O que mais me surpreendeu na pesquisa para a elaboração do Selling canadian books in Brazil foi a quase inexistência da distribuição local de livros de interesse geral importados no Brasil. Um editor estrangeiro tem que investir em relações diretas com os livreiros brasileiros se quiser comercializar seus livros aqui, pois distribuidores brasileiros praticamente só distribuem livros estrangeiros de idiomas e distribuidores estrangeiros oferecem margens baixíssimas às livrarias brasileiras", diagnosticou Carrenho.


"Alguns dos números interessantes do estudo referem-se às categorias dos livros importados vendidos no Brasil. Com base em números da Nielsen Bookscan, revela-se que 28,38% das vendas de livros estrangeiros nas livrarias brasileiras refere-se a obras de ensino de idiomas. Acredito que as estatísticas referentes a livros importados disponibilizadas pela Nielsen e incluídas no estudo sejam inéditas", concluiu.
O relatório pode ser acessado gratuitamente por associados à Livres Canada Books e vendido a 30 dólares canadenses para os demais interessados.