E se o Prêmio Avena PublishNews de 2017 fosse hoje?
PublishNews, Leonardo Neto, 31/03/2017
Fizemos um resumo da Lista Anual para ver quais seriam os ganhadores do Prêmio Avena PublishNews se a edição que reconhece os mais vendidos de 2017 fosse hoje

Essa semana, o PublishNews entregou o Prêmio Avena PublishNews aos profissionais que estiveram por trás dos grandes best-sellers de 2016. Isso faz a gente parar o ritmo usual para dar aquela conferida na Lista Anual e ter uma prévia de como poderá ser a edição de 2017 do Prêmio. Por enquanto – e é obviamente muito cedo para ter certezas –, Augusto Cury e o seu O homem mais inteligente da história (Sextante) encabeçam a Lista Geral Anual, com 55.978 exemplares vendidos e isso já seria suficiente para lhe render o Prêmio Especial Livro Mais Vendido do Ano, em 2016 conquistado por Como eu era antes de você (Intrínseca), de Jojo Moyes. O homem mais inteligente ganharia ainda o mais vendido na categoria Ficção e, junto com ele, subiriam ao palco Quatro vidas de um cachorro (HarperCollins) e novamente Como eu era antes de você.

'O homem mais inteligente da história', de Augusto Cury, lidera a Lista Anual Geral de 2017 | © Lima Andruška
'O homem mais inteligente da história', de Augusto Cury, lidera a Lista Anual Geral de 2017 | © Lima Andruška

Em Não Ficção, os ganhadores seriam Rita Lee – uma autobiografia (Globo); Uma pergunta por dia (Intrínseca) e Novos caminhos, novas escolhas (Objetiva), de Abílio Diniz. Em Autoajuda, venceriam os livros Por que fazemos o que fazemos? (Planeta), de Mário Sergio Cortella; Ansiedade – como enfrentar o mal do século (Saraiva), de Cury, e Propósito (Sextante), do guru Sri Prem Baba. Na categoria Infantojuvenil, Harry Potter e a criança amaldiçoada (Rocco), Diário de Larissa Manoela (HarperCollins) e Diário de um banana – vai ou racha (V&R) seriam os ganhadores. Por fim, Os segredos da mente milionária (Sextante), Go pro – 7 passos para se tornar um profissional de marketing de rede (Rumo ao Topo) e Pai rico, pai pobre (Elsevier), levariam o troféu na categoria Negócios.

Se fosse hoje a entrega do Prêmio Avena PublishNews 2017, duas editoras subiriam ao palco para receber juntas o Prêmio de Editora do Ano: Intrínseca e Sextante, que têm, cada uma delas, 37 títulos na lista anual.

Fim de mês pede também um balanço mensal. Na Lista Geral Mensal de março, o livro Batalha espiritual (Petra / Ediouro), do padre Reginal Manzotti foi o mais vendido, com 24.174 exemplares. Por que fazemos o que fazemos?, o segundo, com 17.446, e O homem mais inteligente da história, o terceiro, com 15.616. O livro de Augusto Cury encerra março também como o mais vendido na categoria Ficção. Rita Lee e sua autobiografia ficaram na primeira posição da lista mensal de Não Ficção, com 10.515 exemplares vendidos em março. Em Autoajuda, o campeão mensal foi Batalha Espiritual e, em Infantojuvenil, A prisão do rei (Seguinte / Companhia das Letras), com 12.145. Pai rico, pai pobre (Elsevier) encerra março no topo da lista de Negócios, com 5.180 cópias vendidas.

Na semana, muitas novidades. Em Ficção, estrearam: O bazar dos sonhos ruins (Suma de Letras), de Stephen King; O jogo (Companhia das Letras), de Elle Kennedy; o mangá My hero academia – Vol 3. (JCB), A chave de Rebecca (Arqueiro), de Ken Follet, e Um amor incômodo (Intrínseca), de Elena Ferrante. Em Não Ficção, as novidades são: D. Leopoldina – a história não contada (LeYa), de Paulo Rezzutti e Dieta da mente (Paralela), de David Perlmutter. Em Autoajuda, estrearam Magia nossa de cada dia (Planeta), da hilária Marcia Fernandes, a “Marcia Sensitiva”, e Mais esperto que o diabo (CGD Editora), de Napoleon Hill. Em Infantojuvenil, as novidades da semana foram: Trono de Vidro 5 - Império de Tempestades – Tomo 1 (Record), de Sara J. Maas; Authentic Games – a batalha contra Ender Dragon (Astral Cultural), de Marco Túlio; A Bela e a Fera – contos de fadas com janelas (Usborne), de Jenny Hilbourne; Harry Potter e a câmara secreta – Ilustrado (Rocco) e o Box - Diário de um Banana - 5 Volumes (V&R), de Jeff Kinney. A última novidade da semana foi Gente que convence (Planeta), de Eduardo Ferraz, que encerrou a semana em segundo lugar da lista de Negócios.

A Intrínseca terminou março ocupando a primeira posição do Ranking Geral das Editoras, com 26 títulos. Na sequência aparecem o Grupo Companhia das Letras, com 24, e a Sextante, com 23. Na semana, o Grupo Companhia das Letras lidera, com 16 títulos, seguido por Intrínseca, com 13, e Sextante, com 12.

[31/03/2017 10:38:50]