
Marcelo, Marmelo, Martelo (Salamandra / Santillana), de Ruth Rocha, é um clássico da literatura infantojuvenil brasileira. Toda uma geração leu as histórias do esperto menino Marcelo que inventava palavras. Lançado originalmente em 1976, o livro foi revitalizado ao ganhar ilustrações de Mariana Massarani e marca agora o retorno de Ruth Rocha à lista dos mais vendidos do PublishNews. A autora não aparecia na lista desde 2012, quando emplacou O coelhinho que não era de Páscoa (Ática). Essa nova edição está na 12ª colocação da lista infantojuvenil dessa semana, com 595 exemplares vendidos.
Marcelo e Ruth fazem companhia para outros clássicos da literatura infantojuvenil na lista: A droga da obediência (Moderna / Santillana), de Pedro Bandeira, coladinho na 13ª posição, com 591 exemplares vendidos; Menina bonita do laço de fita (Ática), de Ana Maria Machado, na 15ª posição, com 522 cópias vendidas, e O pequeno príncipe (Agir), de Antoine Saint-Exupéry, na 18ª colocação, com 452 exemplares vendidos.
As vendas na semana se mantiveram estáveis, com ligeira queda de 2% na comparação com a semana passada. Autoajuda foi a única categoria que apresentou crescimento (5%). Nessa lista, destaca o livro O poder da ação (Gente), de Paulo Vieira, que encabeça Autoajuda e subiu para a segunda posição da lista Geral, com 2.820 exemplares vendidos. Na semana passada, o título estava na 17ª posição da lista Geral. Uma escalada e tanto.
Entre as novidades, estão: Box - Quarteto Smythe-Smith (Arqueiro / Sextante), de Julia Quinn, e Edgar Allan Poe – Coleção Medo Clássico (DarkSide), em Ficção; Vade mecum acadêmico de Direito (Rideel), em Não Ficção; 365 dias com a Divina Misericórdia (Petra / Ediouro), em Autoajuda, e Isolados: o enigma (Novo Conceito) em Infantojuvenil.
O ranking geral das editoras continua liderado pela Sextante, com 18 títulos. A Intrínseca, que na semana passada estava na terceira posição, subiu para a segunda, com 14. O Grupo Companhia das Letras completa o pódio, na terceira posição, com 11 títulos.