Pearson desiste da Penguin Random House
PublishNews, Leonardo Neto, 19/01/2017
Grupo inglês anuncia que quer vender os 47% das suas ações na PRH, a quinta maior editora de livros do mundo

John Fallon, CEO da Pearson, anunciou que a empresa decidiu colocar a sua participação na Penguin Random House à venda | © Divulgação
John Fallon, CEO da Pearson, anunciou que a empresa decidiu colocar a sua participação na Penguin Random House à venda | © Divulgação
Em 2012, a britânica Pearson, originalmente dona da Penguin, e a alemã Bertelsmann, dona da Random House, se fundiram e formaram a gigante Penguin Random House, hoje, o quinto maior grupo editorial do mundo. À época, ficou acertado que a Bertelsmann ficaria com 53% das ações e a Pearson com os 47% restantes. Nesta quarta-feira (18), John Fallon, CEO da Pearson, anunciou que, diante dos resultados piores do que os esperados em seu negócio em 2016 e da revisão dos lucros para 2017, a empresa decidiu sair da sociedade e colocou a sua participação à venda.

As vendas nos EUA, especificamente de obras de CTP para o ensino superior, foram muito piores do que o previsto. No quarto trimestre, as vendas caíram 30% na comparação com o mesmo período do ano anterior, fechando 2016 com queda de 18% nas vendas diante dos resultados de 2015.

Diante deste cenário, a empresa já demitiu quatro mil empregados e disse que vai acelerar seus projetos de produtos digitais, como os serviços de subscrição de e-books.

Logo depois do anúncio, o presidente-executivo da Bertelsmann, Thomas Rabe, disse em comunicado que a sua empresa está aberta para aumentar a sua participação na Penguin Random House, desde que os termos financeiros sejam justos. Isso, na opinião do dirigente, possibilitaria o reforço da sua presença nos EUA.

Não ficou claro, pela sua declaração, se a Bertelsmann está interessada em adquirir a totalidade ou apenas parte da participação da Pearson na Penguin Random House.

O anúncio fez com que as ações da Bertelsmann subissem na Bolsa de Valores de Frankfurt, valendo 329 euros, aumento 2,17% na comparação com o dia anterior. Já as ações da Pearson desabaram na Bolsa de Valores de Londres. Antes do anúncio, no fechamento do pregão da terça-feira (17), cada ação valia 808 libras. Com o anúncio, nesta quarta-feira, as ações passaram a valer 573 libras.

Hoje, a Penguin Random House é composta por cerca de 250 editoras nos cinco continentes. Juntas, elas publicam mais de 15 mil novos títulos por ano. No Brasil, a empresa é sócia do Grupo Companhia das Letras.

[19/01/2017 11:11:00]