Minas recebe escritores refugiados
PublishNews, Talita Facchini, 21/12/2016
Sylvie Debs, representante da Icorn no Brasil, fala à PublishNews TV sobre a vinda de Vahid Elizadeh Razazzi para o País. Poeta do Irã será recebido pela UFMG.

No ano passado, a International Cities of Refuge Network (Icorn), programa que apoia artistas refugiados, escolheu o poeta e jornalista etíope Girma Fantaye para uma residência piloto no primeiro endereço latino americano do Icorn, a Cabra (Casas Brasileiras de Refúgio), cedida pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). A chegada de Girma coincidiu com a edição de 2015 do Fórum das Letras, sediado pela Ufop.

Essa primeira experiência abriu caminho para que a Icorn fizesse uma nova parceria, desta vez com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Dentro da Diretoria de Ação Cultural (DAC), a UFMG criou o programa de artista convidado, onde os escritores perseguidos ganham uma bolsa no valor de R$ 5 mil reais, podem alugar um apartamento e ainda fazer parte dos projetos da universidade dando palestras e conferências na DAC.

Em entrevista concedida ao PublishNews TV no último Fórum das Letras, Sylvie Debs, representante da Icorn no Brasil, adiantou que o primeiro escolhido para o projeto foi o jovem escritor iraniano, Vahid Elizadeh Razazzi. “Ele é poeta, tradutor e cineasta e faz documentários sobre os poetas iranianos. Justamente por isso ele foi perseguido, perdeu o emprego, não consegue mais publicar seus livros e traduções e não tem mais trabalho, então a única solução para ele é continuar trabalhando através da Icorn”, disse ao repórter André Argolo que comanda a PNTV.

Ainda segundo Sylvie, quase 900 artistas precisam de refúgio atualmente, número que vem crescendo nos últimos meses. “Hoje em dia são 60 cidades que fazem parte da rede e a maioria estão na Europa, em países como Noruega, Finlândia e Suécia; agora com a UFMG a América Latina terá a primeira cidade a receber o projeto”.

Veja abaixo o vídeo completo da entrevista.

[21/12/2016 11:33:00]