Efeito Flip na lista de mais vendidos
PublishNews, Redação, 08/07/2016
Ana Cristina C., homenageada no evento, estreia e Svetlana Aleksievitch, destaque da programação, emplaca dois livros na lista de mais vendidos dessa semana

A lista de mais vendidos desta semana não trouxe muitas novidades em relação à lista da semana passada. Mas as principais novidades vieram diretamente de Paraty, onde terminou domingo passado a Flip. A poeta Ana Cristina C., homenageada no evento, estreou na lista com A teus pés (Companhia das Letras), na 17ª posição da lista de ficção, e os autores convidados da festa literária emplacaram nada menos que quatro livros na lista de não ficção. Tati Bernardi ficou na 10ª posição com Depois a louca sou eu (Companhia das Letras). A bielorrussa Svetlana Aleksievitch, destaque da programação, emplacou dois livros: A guerra não tem rosto de mulher, debutou na 11ª posição, e Vozes de Tchernóbil, voltou à lista na 17ª posição (ambos da Companhia das Letras). A última contribuição da Flip para a lista desta semana ficou com O dono do morro, do britânico Misha Glenny (Companhia das Letras), que ficou na 19ª posição.

Ana Cristina C., homenageada última edição da Flip, estreia na lista de mais vendidos | © Divulgação / IMS
Ana Cristina C., homenageada última edição da Flip, estreia na lista de mais vendidos | © Divulgação / IMS

Mas, descontando esse efeito Flip, a lista foi muito menos movimentada.

Voltando à lista de ficção, a dobradinha Como eu era antes de você e Depois de você, de Jojo Moyes (ambos publicados pela Intrínseca) vendeu 17.302 e 11.024 exemplares, respectivamente, segurando as duas primeiras posições. Clube da Luta, de Chuck Palahniuk (LeYa), estreou uma 16ª posição, provando que só com muita violência foi possível colocar um livro novo na lista desta semana.

Já na lista de não ficção, Lava Jato (Intrínseca) pela segunda semana seguida desbancou Tá todo mundo mal (Companhia das Letras), da youtuber Jout Jout. Foram 7.279 unidades do livro do jornalista Vladimir Netto contra 2.916 exemplares da obra escrita pela webcelebridade. Aparentemente a operação policial não só prende figurões, como também vende livros.

A lista infantojuvenil continuou, é claro, dominada pelos youtubers, que emplacaram oito livros esta semana. A maior surpresa foi Harry Potter e a pedra filosofal (Rocco), versão simples, que como num passe de mágica retornou à lista, depois de algum tempo, na 12ª posição.

O padre Marcelo Rossi manteve o primeiro lugar e conquistou o segundo da lista de autoajuda. Ruah vendeu 4.342 exemplares, seguido de Philia, com 2.337 exemplares (ambos publicados pela Principium). Única novidade, Como lidar com pessoas difíceis (Clio) inaugurou a entrada na lista na 11ª posição.

Na lista de negócios, Segredos de pai para filho (Ímpetus) continuou na primeira posição de uma lista praticamente sem novidades. Alguns livros retornaram à lista após algum tempo, mas nenhum livro estreou esta semana, indicando que realmente não há nada de novo debaixo do sol.

[08/07/2016 10:04:27]