Moro acima, Moro abaixo
PublishNews, Carlo Carrenho, 1º/07/2016
Novo livro sobre a Lava Jato conquista o primeiro lugar em não ficção. Diário de adolescente debuta no topo dos infantojuvenis

O juiz Sergio Moro estampa a capa de três livros que já aterrissaram na lista do PublishNews | © Marcos Oliveira / Agência Senado
O juiz Sergio Moro estampa a capa de três livros que já aterrissaram na lista do PublishNews | © Marcos Oliveira / Agência Senado
A lista de mais vendidos do PublishNews publicada hoje tem como destaque novos livros no topo dos rankings de não ficção e infantojuvenil. Na lista geral, a primeira e a segunda posição seguem nas mãos de Jojo Moyes com seus Como eu era antes de você e Depois de você, ambos publicados pela Intrínseca e com vendas de 16.696 e 10.286 exemplares respectivamente. Logo a seguir, estão as duas novidades. Em terceiro lugar, estreou O diário de Larissa Manoela (HarperCollins Brasil), onde a jovem pop star guarapuavana – e estrela do SBT – conta as histórias e segredos que acumulou em seus 15 anos de vida. E em quarto lugar ficou Lava Jato (Primeira Pessoa / Sextante), livro onde Vladimir Netto, jornalista da Rede Globo, relata a história e os bastidores da megaoperação contra a corrupção comandada pelo juiz maringaense Sergio Moro. Esta semana o interior do Paraná está com tudo.

Vladimir Netto é o autor de 'Lava Jato', livro de não ficção mais vendido da semana | © Reprodução FB
Vladimir Netto é o autor de 'Lava Jato', livro de não ficção mais vendido da semana | © Reprodução FB
Lava Jato - O juiz Sergio Moro e os bastidores da operação que abalou o Brasil é o terceiro livro sobre o magistrado paranaense a aterrissar na lista de não ficção. Os outros foram: Sergio Moro – O homem, o juiz e o Brasil (Novo Conceito), de Luiz Scarpino Júnior, e Sergio Moro – A história por trás da operação que mudou o Brasil (Universo dos Livros), de Joice Hasselmann. O livro da Universo dos Livros estava na nona posição na semana passada, mas caiu para a 18ª na lista atual. Já o título da Novo Conceito, que apareceu em 15º lugar última lista, não se qualificou esta semana. De certa forma, é Sergio Moro desbancando ele mesmo. Em comum, a foto do juiz federal nas três capas.

Outra novidade em não ficção foi a estreia de Filosofia para corajosos (Planeta), do filósofo Luis Felipe Pondé, na 14ª posição. Também em 14º lugar, mas na pouco alterada lista de ficção, debutou Gentil como a gente (Intrínseca), escrito pela apresentadora esportiva Fernanda Gentil.

Ruah (Principium), do padre e nutricionista amador Marcelo Rossi, manteve o primeiro lugar na lista de autoajuda, seguido por Guerreiros não nascem prontos (Gente), de José Luiz Tejon, que volta à lista em posição nobre depois de uma semana ausente. E o arrasa-prateleiras colinense Augusto Cury estreia mais um livro nesta lista que conhece tão bem: Ansiedade 2 - Autocontrole (Benvirá), na 15ª posição. O livro faz dobradinha com o quinto colocado Ansiedade e mostra que o interior paulista também tem sua força.

Na lista de infantojuvenis, além do debutante O diário de Larissa Manoela (Harper Collins Brasil), há poucas novidades. A coroa (Seguinte), de Kiera Cass, ficou em segundo lugar e o resto da lista foi dominada pelos youtubers do momento. Já a lista de negócios pareceu refletir a economia brasileira e pouco se mexeu. Segredos de pai para filho (Ímpetus), de Reinaldo Morais, segue no topo e houve poucas mudanças de posição ou grandes novidades.

No ranking de editoras, a poderosa Sextante conquistou o primeiro lugar da semana com 21 livros, quase o dobro do segundo colocado, o Grupo Companhia das Letras, que emplacou 11 livros. A Nobel ficou em terceiro lugar com 10 livros.

[01/07/2016 11:59:00]