Uma alemã e um chinês ganharam o Hans Christian Andersen
PublishNews, Leonardo Neto, 05/04/2016
Rotraut Susanne Berner e Cao Wenxuan foram os vencedores do 'Prêmio Nobel da literatura infantojuvenil'

O Ibby (International Board on Books for Young People), entidade responsável pelo Hans Christian Andersen, anunciou, na noite dessa segunda-feira (04), durante a abertura da Feira do Livro de Bolonha, os vencedores do prêmio que é considerado o Nobel da literatura infantojuvenil. Os vencedores foram a ilustradora alemã Rotraut Susanne Berner e o escritor chinês Cao Wenxuan, vice-presidente da Beijing Writers Association.

Cao Wenxuan e Rotraut Susanne Berner durante o anúncio dos vencedores do Hans Christian Andersen | © Feira do Livro de Bolonha
Cao Wenxuan e Rotraut Susanne Berner durante o anúncio dos vencedores do Hans Christian Andersen | © Feira do Livro de Bolonha

O prêmio será entregue em agosto, durante o congresso internacional do Ibby, na Nova Zelândia.

Cao ainda é inédito no Brasil. Já Rotraut teve três livros publicados no país: Diário de livros (Octavo - 2010), A gata (34 - 2011) e Célio Coelho e João Cão (Brinque-Book - 2016).

Nesse ano, Marina Colasanti e Ciça Fittipaldi foram as indicadas pela seção brasileira do Ibby para concorrer ao Hans Christian Andersen.

Por falar em Feira do Livro de Bolonha e em prêmios, infelizmente não foi dessa vez que a Pallas, editora capitaneada por Cristina e Mariana Warth, trouxe para casa o prêmio BOP (Bologna Prize – Children´s Publishers of the year). A editora concorria como melhor editora nas regiões América Central e do Sul. A vencedora foi a venezuelana Ekaré.

[05/04/2016 09:25:26]