​Morre, aos 89, Harper Lee
PublishNews, Redação, 19/02/2016
Escritora ganhou Pulitzer por 'O Sol é para todos', de 1960

Harper Lee, a escritora norte-americana autora do clássico O Sol é para todos, morreu nesta sexta-feira (19), aos 89 anos. A sua obra-prima foi reconhecida pelo Prêmio Pulitzer ao retratar as questões raciais no Sul dos EUA. Depois desse sucesso (foram mais de 30 milhões de exemplares vendidos), Lee se retirou da vida social e vivia, nos últimos anos, em uma casa de repouso no Alabama.

Em 2014, manuscritos de o que poderia ser a continuação de O Sol é para todos foram descobertos e Harper Lee voltou aos noticiários. O livro foi publicado no ano passado, com o título Vá, coloque um vigia, que, aqui no Brasil, publicado pela José Olympio. A editora enviou nota à redação do PublishNews confirmando e lamentando a morte da autora.

“Mais do que a autora de um dos maiores clássicos modernos, Harper Lee foi uma mulher talentosa, que conseguiu sucesso em vida, em um ambiente de grande efervescência cultural, que foi a Nova York dos anos 1960. Com uma obra política e original, como nos mostrou o inesperado lançamento de seu último romance no ano passado, ela tocou em uma ferida aberta das Américas e se tornou um dos nomes mais conhecidos da literatura mundial. Devemos muito a ela”, comentou Elisa Rosa, editora-executiva da José Olympio.

[19/02/2016 16:53:37]