Com Novo Código de Processo Civil, vendas da Revista dos Tribunais crescem 31,5% em 2015
PublishNews, Leonardo Neto, 15/02/2016
Editora especializada em livros jurídicos comemora também chegada de novos autores

Dois fatores fizeram a alegria de 2015 na Revista dos Tribunais (RT), selo editorial da Thomson Reuters no Brasil. Primeiro, a chegada do Novo Código de Processo Civil (NCPC), sancionado em março do ano passado e que foram alvo de 53 lançamentos na casa no decorrer do ano. Como resultado, a Revista dos Tribunais fechou o ano com crescimento de 31,5% nas vendas em comparação a 2014. “Foi um número expressivo, mas há de se ressaltar que 2014, foi um ano de retração, já que as pessoas estavam aguardando o Novo Código de Processo Civil. Mas é correto dizer que o NCPC deu uma vida extra e alavancou o nosso 2015”, comentou Marisa Harms, diretora editorial da casa.

O novo código foi sancionado no dia 16 de março e no dia 29 do mesmo mês, a RT já estava com o Código de Processo Civil comentado por Teresa Wambier, que fez parte da comissão que elaborou o projeto de lei, nas livrarias. “Essa agilidade nos deu uma vantagem comercial muito grande”, observou Carolina Lourenço, diretora comercial da editora. Segundo a diretora, foram comercializados 300 mil exemplares do Código de março para cá.

O outro motivo foi a chegada de novos autores à casa. Um deles é Fábio Ulhoa Coelho, que, há mais de 20 anos, publicava seus livros pela Saraiva. Dez títulos na área de Direito Comercial escritos pelo autor e publicados originalmente pela Saraiva, passam a ser publicados pela RT. “Nós nunca tivemos uma política agressiva na busca de autores, mas alguns autores que tradicionalmente eram da Saraiva já nos procuraram depois da venda de seus ativos editoriais à Somos Educação”, comentou Marisa.

Marisa comemora também a chegada de Homero Batista Mateus da Silva, autor da Coleção curso de Direito do Trabalho aplicado, com dez volumes e mais de cinco mil páginas, lançada no ano passado e, em dois meses, teve a sua primeira tiragem de 1.500 exemplares esgotada. O Direito de Trabalho, observou Marisa, não era uma área de tradição da Revista dos Tribunais. Outra área nova na Revista dos Tribunais é a Jurimetria, a estatística aplicada ao Direito. Está previsto para maio o lançamento do primeiro livro sobre o assunto da Revista dos Tribunais. O autor é Marcelo Guedes Nunes, presidente da Associação Brasileira de Jurimetria.

A Revista dos Tribunais começa 2016 com 1.300 títulos ativos em seu catálogo de livros, além de 20 títulos periódicos, que trazem conteúdos exclusivos e inéditos em diversas áreas do Direito.

Digital

O investimento da Revista dos Tribunais no digital foi importante. A editora opera com uma plataforma global proprietária, a ProView. Os conteúdos digitais são disponibilizados por meio dessa plataforma de leitura digital com funcionalidades específicas para profissionais da advocacia. Entre essas funcionalidades, está a possibilidade de importar anotações feitas em versões anteriores quando adquire uma versão atualizada da obra e a personalização da busca através de um dicionário de ideias afins (Tesauro). Outra vantagem apontada pela Revista dos Tribunais é que, ao comprar o livro impresso, os leitores têm acesso gratuito à versão digital da obra, além disso, o ProView tem um modelo de subscrição apelidado de Bibliografia Básica, com 60 títulos fundamentais do Direito oferecido a escritórios de advocacia, órgãos públicos e universidades.

Projetos especiais

“O infinito é o nosso limite”, diz entusiasmada Carolina ao falar sobre os projetos especiais da Revista dos Tribunais. Em 2015, por exemplo, a editora elaborou o Vade Mecum comemorativo da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Ao todo, foram produzidos 10 mil exemplares distribuídos aos alunos do Direito da instituição de ensino superior. Na opinião da diretora comercial, com o cenário econômico mais desafiador e a retração do varejo, projetos especiais como este podem ser uma solução importante.

[15/02/2016 10:31:44]