“Há pessoas elegantes e pessoas enfeitadas”
PublishNews, Priscila Marques, 18/09/2015
Priscila Marques dá uma série de dicas que vão ajudar muita gente na hora de fazer as malas para a Feira do Livro de Frankfurt

Não, não foi eu quem disse a frase que dá título a esse artigo. Eu nem me atreveria. O autor desta frase é o mesmo de obras como A mão e a luva e Dom Casmurro. Aliás, sabia que existe alta-costura na literatura nacional? Uma peça exclusiva feita por um único alfaiate, em cambraia inglesa, com exatos 56 fios de ouro, bordados feitos à mão, dois botões folheados a ouro e mais dois meses para que a peça fique pronta. O valor? Bom, este eles não divulgam. Aliás, é preciso mais que dinheiro para vestir essa peça. É preciso que você se torne IMORTAL. E assim começo a minha primeira colaboração com o PublishNews, com as bênçãos de Machado de Assis e da Academia Brasileira de Letras.

A missão: ajudar a quem vai para a Feira do Livro de Frankfurt, no mês que vem, a levar uma mala racional e pequena e dicas para aguentar do dia até a noite. Lembrando que tem que andar muito, fazer negócios, pouco tempo a perder e que eu não sou profissional da moda. Então vamos lá...

A lista

Sempre que viajo, faço uma lista de o que levar. O tempo que a gente perde para fazer uma lista é inversamente proporcional ao tempo que a gente ganha durante a viagem. Seguem algumas dicas:

- Pensar por etapas tudo que a gente vai usar e vestir da hora que a gente acorda até a hora de voltar para o hotel é uma boa maneira de evitar esquecimentos: coisas de banho > coisas pós-banho > roupas na ordem que vamos vestir > extras da mochila para o resto do dia

- Leve a lista (física ou virtual) com você na viagem. Ela pode te ajudar a organizar o quarto, deixando tudo à mão. Sem contar que vai te ajudar na hora de fazer a mala de volta também.

- Se for sua primeira lista, não se esqueça de fazer as considerações do que melhorar para a próxima.

- Sua lista é sua. Isso quer dizer que não existe uma fórmula, nem que ela seja útil pra você. Mas não custa tentar.

Vista as roupas que for levar

Nada pior do que descobrir na hora de se vestir que a roupa está justa, larga, furada ou com alguma mancha. O processo pode parecer chato e demorado. Comece pelas peças de que mais gosta; isso faz tudo parecer mais legal. Vista a peça querida. Pense o que pode combinar e vá vestindo. Essa é a hora de fazer quantas tentativas quiser e com quantas peças quiser. Esse processo é ótimo para evitar o excesso de roupas e vai ajudar muito a levar só o que você realmente precisa. Faça isso com uma semana de antecedência. Assim, dá tempo de lavar as peças que estiverem sujas.

Lembra da lista? Anote nela as combinações que você fez e gostou. Assim, você não precisa pensar duas vezes o que vestir. Evite levar peças das quais você não gostou com nenhuma das combinações.

Uma outra dica que dou é sempre colocar lado a lado a sua lista e a sua agenda de viagem. Assim, saberá em quais reuniões vai precisar estar mais ou menos formal ou em qual momento poderá ficar um pouco mais descontraído.

Calçados

- NUNCA leve sapatos que você já sabe que machucam, apertam ou incomodam. (odeio regras, mas neste caso não tem outro jeito).

- Chinelo é calçado e faz falta.

- No caso das mulheres, o salto pode ir com você mas, definitivamente, não é uma obrigação, ainda mais no caso da Feira de Frankfurt, onde as distâncias podem ser quilométricas e o tempo entre uma reunião e outra muito curto. Sapatilhas de bico fino podem trazer a elegância ou formalidade que essas feiras pedem.

- Para os homens, as happy socks podem trazer a personalidade de quem as veste. Se apostar nas lisas, elas ficam muito melhores quando você as combina com o sapato e não com a calça.

- SEMPRE leve os famosos curativos adesivos. Se preferir, já existem versões próprias para calçados.

- Se possível, não faça as unhas dos pés na semana de viajar. Os famosos “bifes” vão te acompanhar todos os dias.

- Sugestão para as mulheres: 1 chinelo, 1 sapatilha bico fino de cores neutras, 1 bota sem salto cano baixo, 1 tênis (tênis de academia é para academia!), 1 sapatilha colorida, 1 rasteirinha (pedrarias, spikes e franjas podem trazer elegância à peça).

- Sugestão masculina: 1 chinelo, 1 oxford ou mocassim em cor neutra, 1 bota, 1 tênis neutro (tênis de academia é para academia!), 1 tênis colorido, 1 docksider.

- Cores neutras: preto, marrom, nude, verde-escuro e azul-marinho.

Perguntas que já fiz a mim mesma

Tudo aqui é o que eu faço. Vai que serve para você também...

- Como evitar o chulé, o suor dos pés até o final do dia? Sprays para os pés que evitam o chulé e o suor. Sério! Eles evitam mesmo, vale a pena investir.

- Qual a chance do esmalte chegar inteiro até o final da viagem? Tem novas unhas autoadesivas, já pintadas e em três tamanhos que salvam a vida de qualquer uma. Você pode colar no primeiro dia que elas duram e não estragam sua unha. Além disso, vêm em uma embalagem superfácil de carregar em qualquer bolsa, caso precise recolocar alguma delas. [Nota do editor, na Bienal do Rio, vi Priscila usando uma dessas unhas autocolantes. Não há quem diga que eram postiças].

O lenço que, durante o dia é alça da bolsa, a noite pode ajudar a agasalhar do frio
O lenço que, durante o dia é alça da bolsa, a noite pode ajudar a agasalhar do frio
- Como faz para não passar frio sem carregar um casaco grande? Lenços... use sem contraindicação! Eles podem ficar amarrados durante o dia na alça da bolsa ou mochila. Caso você não goste muito desse acessório, existem as blusas feitas de “meia-calça”. É uma segunda pele bem fininha que não amassa e esquenta bastante.

- E usar saia... é lindo, mas como “não aparecer nada”? Eu pensei em duas versões. A discreta: são os shortinhos de “meia-calça” (a pessoa que inventou isso e a segunda pele merece todo o meu respeito). Em vários tons você pode escolher o que melhor fica na sua pele, além de ajudar a disfarçar a pancinha. A divertida: Sabe aqueles shorts de academia com estampas duvidosas ou mais engraçadas? Eles são perfeitos para usar com saias – mesmo que eles apareçam, você não vai “mostrar nada” comprometedor.

- Como essas mulheres famosas conseguem usar roupas claras e mais justas sem que nada “saia do lugar”? Cintas.... já existem mil modelos que não te sufocam e trazem a sensação de segurança pra andar o dia todo. (Você pode fazer um circuito de crossfit também.... Eu prefiro as cintas).

- Como faz pra roupa do dia “virar” roupa da noite? Se eu pudesse dizer só uma coisa, diria: batom. Cores mais escuras ou mais vibrantes já mudam o visual. Você também pode investir no famoso coque “podrinho” feito na parte mais alta da cabeça e em bijuterias maiores como argolas, brincos com pedras ou colares. Outra dica é tirar o relógio. Teoricamente, durante a noite você não está mais correndo contra o tempo.

Já para os homens, os relógios ficam legais à noite. Você pode apostar nas pulseiras masculinas ou em lenços lisos.

Todos os itens cabem na bolsa ou mochila e não pesam.

Ufa!

Acho que é isso... Agora é só descer a mala do armário, verificar a bateria da balança que tá largada lá no banheiro e gute fahrt!

E já que comecei citando Machado, vou terminar da mesma forma: “não confundir a moda, que perece, com o moderno, que vivifica”.


Nascida e criada em São Paulo mas que fala como se não fosse daqui. Aliás fala e fala muito... De tanto falar não podia trabalhar com outra coisa que não fosse comunicação. Já trabalhou em TV, rádio, revista, livraria e agora cuida de todos os eventos da recém-nascida editora Nós. Nascida sob o Sol em Leão e com heterocromia não poderia ser discreta, e não é! Além disso tudo, Priscila é casada com André Palme, o embaixador no Brasil do Business Club, a área VIP da Feira do Livro de Frankfurt.

[18/09/2015 10:08:42]