Uma brasileira na China
PublishNews, Leonardo Neto, 10/09/2015
Vanessa Gonçalves, editora da Cosac Naify, foi selecionada para programa de bolsas da Feira do Livro Infantojuvenil de Xangai

Vanessa Gonçalves foi selecionada para programa de bolsas da Feira do Livro Infantojuvenil de Xangai | © Divulgação
Vanessa Gonçalves foi selecionada para programa de bolsas da Feira do Livro Infantojuvenil de Xangai | © Divulgação
Todo o mundo está de olho no mercado chinês. Uma brasileira poderá conferir tudo de perto e de camarote. É Vanessa Gonçalves, editora de infantojuvenis da Cosac Naify, que foi selecionada para participar do programa Shanghai Visiting International Publishers (SVIP), o primeiro programa de bolsas da Ásia especializado em livros infantis. Entre os dias 10 e 14 de novembro, a editora estará na China visitando livrarias, editoras e a Feira Internacional do Livro Infantojuvenil de Xangai.

“Espero poder fazer um movimento de mão dupla. Tanto apresentar as nossas produções aqui da Cosac quanto trazer alguma coisa de lá para mostrar aqui”, disse ao PublishNews. “A literatura infantojuvenil na China é muito forte. São livros muito diferentes que têm tudo a ver com o catálogo da Cosac”, aponta. Além disso, Vanessa revelou ao PublishNews que espera conhecer um pouco do gigantesco parque gráfico chinês. “Eles têm um parque gráfico incrível”, disse.

Ao todo, foram selecionados 12 profissionais ligados à indústria do livro para o programa. Além de Vanessa, estarão presentes representantes da Alemanha, Austrália, EUA, França, Reino Unido, República Tcheca e Venezuela. A ideia é que eles conheçam de perto como funciona o mercado de livros infantojuvenis no país. Estima-se que existam 230 milhões de leitores abaixo dos 16 anos na China e, de acordo com o relatório Open Book, 50% dos 100 livros mais vendidos no país são livros destinados a essa faixa etária. Além de visitarem editoras e livrarias, os participantes farão uma apresentação dentro da programação profissional da Feira.

Vanessa é a segunda brasileira selecionada para participar de um programa de fellowship. Em julho, a Feira do Livro de Frankfurt anunciou que Liciana Correa, editora da Suma de Letras, foi selecionada para o seu programa de bolsas.

[10/09/2015 01:00:00]