As novas apostas da Sextante
PublishNews, Leonardo Neto, 31/08/2015
Mais um livro de colorir de Johanna Basford e um outro de ligar pontos sairão em outubro

Mesmo com os números em queda, os livros de colorir estão ainda em uma das linhas de frente da Sextante. Dona dos maiores sucessos editoriais do ano – Jardim secreto e Floresta encantada – a editora se prepara para lançar, no dia 27 de outubro, Oceano perdido, da mesma Johanna Basford, que assina o Jardim e a Floresta. Juntos os livros venderam mais de 10 milhões de exemplares no mundo. Paralelo a essa nova aposta “antiestresse”, a Sextante vai lançar, também em outubro, a coleção Ligando os mil pontos, do designer Thomas Pavitte. De acordo com o que publicou a coluna Babel do último sábado, serão quatro livros: Animais, Obras de Arte, Cidades e Personalidades. A ideia é ligar os pontos e, depois, colorir, claro. A editora não revelou a tiragem inicial, mas não deve ser equivalente à tiragem de Reino animal, que saiu das gráficas com 500 mil exemplares, como revelou o PublishNews em junho passado.

O anúncio do lançamento de Oceano perdido chega junto com a constatação do Painel das Vendas de Livros no Brasil que revelou que os livros de colorir foram responsáveis por apenas 3,02% do faturamento de livrarias e supermercados (esse índice atingiu seu ápice em maio, quando os livros de colorir representavam 14,48% do faturamento. Mesmo em queda, os ainda números são altos. Em agosto, na lista PublishNews, a Sextante vendeu mais de 37 mil exemplares de Jardim secreto e Floresta encantada. No ano, de janeiro a agosto, Johanna vendeu quase 1,2 milhão de exemplares vendidos e ocupa os dois primeiros lugares da lista anual do PublishNews.

O lançamento do dia 27 de outubro será em nível mundial. Nesse novo livro, Johanna Basford apresenta ilustrações de peixes exóticos, polvos e cavalos-marinhos, todas muito ricas em detalhes, como é a sua marca registrada.

[31/08/2015 10:24:37]