Um festival para todas as tribos
PublishNews, Leonardo Neto, 20/08/2015
Fliaraxá (26 a 30/08) mistura best-sellers e nomes consagrados da alta literatura brasileira

Afonso Borges, idealizador e curador do Fliaraxá | © Daniel Mordzinski
Afonso Borges, idealizador e curador do Fliaraxá | © Daniel Mordzinski
Figuras raras em festivais literários, best-sellers de livros juvenis conquistaram seu espaço na Fliaraxá, evento idealizado por Afonso Borges que acontece na cidade mineira entre os dias 26 e 30 de agosto. Nos dias do festival, best-sellers -- como Paula Pimenta, Pedro Gabriel e Bruna Vieira – dividirão as atenções com grandes nomes da literatura brasileira como Nélida Piñon, Luiz Ruffato e Marina Colasanti. “Tentamos sair do lugar comum. A programação está muito bem conceituada: pela manhã, crianças; a tarde, jovens, e, a noite, público adulto”, explica Afonso. “É mais do que um evento, é uma universidade do livro. Em que evento, você poderia ver Miriam Leitão, Lya Luft e Marina Colasanti juntas falando sobe a aventura de escrever para crianças?” se pergunta orgulhoso. As três participam de uma mesa no domingo (30), às 11h.

O organizador alerta, no entanto, que não é um evento de entretenimento puro. “É um evento cultural. Cada mesa tem a sua delicadeza, mas todas são carregadas de conteúdo”, observa. Um exemplo disso é a participação de Pedro Gabriel, autor do best-seller Eu me chamo Antônio (Intrínseca). Ele participa, na quinta-feira (27), às 14h30, de uma oficina em que vai explorar as novas formas de escrita. Na sexta (28), a partir das 18h, ele divide uma mesa com Ana Elisa Ribeiro. Eles vão falar de suas experiências de criação e das relações da literatura com a internet e mídias sociais.

Afonso dá crédito à sorte para outros encontros que promoverá em Araxá. “Tivemos uma sorte danada. Quando convidamos o [argentino Leopoldo] Brizuela, ele disse que a sua obra era influenciada por Bernardo Carvalho. Fomos atrás do Bernardo e os dois estão juntos na programação do Fliaraxá”, comemora. Os dois participam da mesa As muitas noites da literatura, na quinta (27), às 19h.

A quarta edição do Fliaraxá vai celebrar os 50 anos de carreira de Lya Luft, os 80 anos de Mauricio de Sousa e vai ser também uma espécie de pontapé nas comemorações dos 30 anos do Sempre um Papo, outro projeto idealizado por Afonso Borges. “Ano que vem, o Sempre um Papo completa 30 anos e ele está indo muito bem. Esse ano tivemos que reduzir um pouco o número de sessões, mas esperamos que no próximo ano, ele volte a crescer”, disse ao PublishNews.

[20/08/2015 11:03:21]