Bienal terá Encontro Internacional de Profissionais do Livro
PublishNews, Leonardo Neto, 18/08/2015
Evento que tem a curadoria do PublishNews acontece na quinta-feira (3)

Jo Lendle (Alemanha) é um dos destaques internacionais do InterLivro 2015 © Robert Haas
Jo Lendle (Alemanha) é um dos destaques internacionais do InterLivro 2015 © Robert Haas
As melhores cabeças da indústria do livro têm encontro marcado na Bienal do Rio (3 a 13/09). Na quinta-feira (3), acontece o I Encontro Internacional de Profissionais do Livro (InterLivro 2015), programação gratuita que vai trazer palestras e painéis com profissionais, CEOs e personalidades fundamentais na indústria global do livro. O evento conta com a curadoria do PublishNews. “Quando percebemos que algumas das melhores cabeças do mercado editorial mundial estariam presentes na Bienal e percebemos que poderíamos convidar alguns outros, ficou clara a oportunidade que tínhamos diante de nós. Tratamos então de organizar as palestras e eventos profissionais sob um mesmo guarda-chuva e realizar todos eles em um único dia, facilitando assim a presença de todos. E, claro, sugerimos temas aos palestrantes e panelistas que tivessem ressonância com os atuais desafios da indústria do livro brasileira, abordando também como ela se insere no contexto global", explica Carlo Carrenho, fundador do PublishNews e curador do evento. O evento vai reunir nomes como o consultor austríaco Rüdiger Wischnbart; a diretora de relações com editoras da Associação de Editores do Reino Unido Emma House; os editores Jo Lendle (Carl Hanser Verlag - Alemanha), Stefano Mauri (Grupo Editorial Mauri Spagnol - Itália) e Jorge Oakim (Intrínseca - Brasil).

A programação será aberta às 15h por Rüdiger que vai apresentar as tendências internacionais do mercado editorial e como o Brasil se insere nelas. A partir das 15h45, será a vez de Emma subir ao palco para apresentar uma visão panorâmica da indústria editorial do Reino Unido, abordando seus principais desafios como pirataria, precificação e transação digital. A partir das 16h30, acontece a palestra Tendências da Produção Gráfica e do Uso do Papel, com um convidado da International Paper, que ainda não foi definido. A International Paper, uma das patrocinadoras do evento, é a produtora do papel off White Avena. Às 17h30, acontece uma mesa redonda na qual Jorge Oakim, Jo Lendler e Stefano Mauri vão falar sobre estratégia editorial e sobre os desafios para se montar uma linha editorial coerente nos dias atuais. Serão discutidos ainda os processos de surgimento e descoberta de best-sellers. A partir das 18h30, o local se tornará o palco de entrega do Prêmio Jovens Talentos da Indústria do Livro, que reconhecerá cinco profissionais de até 35 anos que já tenham feito alguma contribuição notável para a indústria do livro no Brasil.

O InterLivros 2015 é uma realização do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), produzido pela Fagga Exhibitions, com apoio do BNDES, International Paper e Feira do Livro de Frankfurt. O evento, que acontece no auditório Lapa (Pavilhão Verde), é gratuito, mas é pedido que se faça uma pré-inscrição. Mais informações, clique aqui.

[18/08/2015 11:34:19]