A Página, distribuidora do PR, dribla crise e prevê crescimento de 15% em 2015
PublishNews, Leonardo Neto, 23/07/2015
Com investimentos em logística distribuidora do Paraná deve movimentar 1,6 milhões de exemplares em 2015 e abre sua terceira loja de varejo

Todos os dias, o livreiro Gilmar Roberto Cosmo percorre os 30 quilômetros que separam a cidade de Campo Largo, onde mora, de Curitiba, onde está a sede da A Página, a distribuidora que criou há 18 anos e que vem crescendo a olhos vistos. O ano de 2013 foi um turning point na vida d´A Página. A distribuidora mudou-se para um imóvel maior, de 2 mil m² ; recebeu investimentos de R$ 400 mil, 40% deles vindos via BNDES, e criou um terceiro turno de trabalho (agora, a distribuidora funciona 24 horas por dia). “Os ganhos com logística e com produtividade foram imediatos, mas sabíamos, desde o começo, que o retorno financeiro viria depois de dois anos”, disse. E veio. O investimento em automação e a reunião de todos os processos em uma única planta tem garantido à distribuidora de Gilmar um crescimento médio de 15% no faturamento ou de 10% no volume de movimentação de exemplares ao ano. A expectativa, segundo revelou Gilmar ao PublishNews é que A Página feche 2015 com 1,6 milhões de exemplares vendidos. “Terminamos o primeiro semestre com 50% dessa meta batida e o crescimento do faturamento acumulado no primeiro semestre bateu 13%. Agora é acompanhar o desenrolar do segundo semestre”, disse entusiasmado.

Além disso, de um ano para cá, Gilmar começou a abrir pontos de varejo d´A Página. Já são duas lojas em Curitiba e, no começo de julho, abriu uma loja maior em Joinville, a maior cidade de Santa Catarina e com o maior PIB per capita do estado. A nova loja tem 700 m² e 70% do mix de produtos é preenchido por livros. A crise, ao mesmo tempo que preocupa Gilmar, não o impede de fazer planos. Em breve, colocará no ar uma plataforma de e-commerce e, na loja de Joinville, será inaugurado, nas próximas semanas, um auditório no segundo andar.

Gilmar não disfarça a sua paixão por livros. O encontro com o PublishNews foi em um restaurante na capital paulista, onde Gilmar esteve até o início dessa semana para participar e conferir as novidades da Feira Escolar. Ao avistar um livro em uma mesa vizinha, aprumou o corpo e esticou o pescoço. “Que capa bonita! Não conheço. Será um livro de direito?”, perguntou. Não é para menos. Gilmar trabalha com livros há quase 32 anos. Antes de montar a sua própria distribuidora, trabalhou por 13 anos nas Livrarias Curitiba. “Eles são nossos concorrentes hoje, mas respeito muito o trabalho deles”, disse. “'Sêu' Valentim [Pedri, fundador das Livrarias Curitiba] foi um grande homem. Sua conduta serve de exemplo para todo o mercado até hoje”, comentou. Valentim morreu aos 84 anos, em abril de 2014.

[23/07/2015 00:00:00]