A Primavera da Libre (Liga Brasileira de Editoras), evento que há mais de uma década se reveza entre Rio e São Paulo, chega, pela primeira vez, a Belo Horizonte. A feira de livros de editoras independentes vai integrar, a partir da próxima quinta-feira (25), a programação do Festival Literário Internacional de Belo Horizonte (Fli-BH), que acontece no Parque Municipal (Avenida Afonso Pena, 1.377 – Centro). Ao todo, serão 54 editoras que vão oferecer oito mil títulos com até 50% de desconto. Além da comercialização de livros, durante a Primavera acontecem lançamentos, debates, palestras, contação de histórias, além de oficinas voltadas para crianças, adultos, professores, bibliotecários e para mediadores de leitura. A programação da Primavera em BH segue até o domingo (28), com entrada franca, sempre das 9h às 22h.
A edição mineira da Primavera acontece graças a uma parceria da Libre com a Fundação Municipal de Cultura e com a Associação de Amigos do Centro de Cultura de Belo Horizonte. "Ter a Primavera da Libre no 1º Festival Literário Internacional de Belo Horizonte em muito enriquece o evento, não apenas porque a feira oportuniza ao público a aquisição de livros a um preço acessível, mas também porque os seminários, palestras e oficinas das quais participarão autores da Libre adicionam à nossa programação conteúdo diverso e de excelente qualidade.", explica Leônidas Oliveira, presidente da Fundação Municipal de Cultura de BH.
“A realização da Primavera da Libre em Belo Horizonte é mais um passo importante que a instituição dá em favor da qualidade editorial. O estado tem muito a contribuir para o avanço da bibliodiversidade, conceito que promove a pluralidade na literatura e é uma das principais bandeiras das editoras independentes. Não por acaso a nova diretoria da Libre, eleita para o período 2015/2017, escolheu a Primavera da Libre de Belo Horizonte para realizar a cerimônia de posse”, explica Raquel Menezes, presidente da Libre, que tomará posse em cerimônia marcada para acontecer hoje (24), às 19h30, no auditório da Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1.466 - Centro).
Destaques da programaçãoComo destaque, a programação traz uma aula-show com Ilan Brenman, escritor e especialista em literatura infantil e juvenil, ganhador de diversos prêmios e traduzido em vários países. Em sua apresentação, ele abordará o politicamente correto na literatura destinada para crianças e jovens. A Libre promoverá também mesas de debates como a Vidas escritas, com Regina Echeverria e Nádia Gotlib, que discutirão o tema das biografias, e a mesa Corpo, sexualidade e gênero na literatura, que contará com a presença de Flavio Sanctum e Lorena Miyuiki, autores publicados pela editora Metanoia, a única do país dedicada à literatura LGBT. Haverá também uma mesa sobre literatura afro-brasileira com autores da Pallas e Mazza edições, as duas principais editoras do Brasil especializadas em literatura afro-brasileira.