Claudio Ventura, profissional com dez anos de experiência no mundo do livro com passagens pela Superpedido e pela Biblion, lançou-se numa empreitada e criou a distribuidora Books Online. Agora, resolveu inovar e criou um serviço de assinatura de livros infantis chamado Boox, fazendo uma brincadeira de juntar as palavras Books e Box. A ideia é reunir em um kit dois títulos por mês selecionados de acordo com a faixa etária da criança. Por mês, a Boox vai selecionar oito títulos, dois para cada faixa etária (0-3 anos; 4-6 anos; 7-9 anos e 10 a 12 anos). A seleção dos livros terá a curadoria de profissionais (professores, pedagogos, psicólogos, escritores, ilustradores e contadores de histórias) que, além de selecionar os títulos, farão um guia de leitura que será encartado na caixa. “A ideia é que tenha dicas de como fazer a leitura mais prazerosa e produtiva”, explica Ventura. A previsão é que os primeiros kits comecem a circular em outubro, pegando carona com o dia das crianças. A meta para o primeiro ano de vida da Boox é alcançar três mil assinantes. O serviço de assinatura custa R$ 59,90 e não há prazos mínimos pré-estabelecidos para a assinatura. “Resolvemos não estabelecer um prazo mínimo. A gente quer pegar os assinantes pela qualidade do serviço e dos livros”, explica o idealizador.