Hachette compra Perseus e repassa a distribuição à Ingram
PublishNews, Leonardo Neto, 25/06/2014
O negócio foi anunciado hoje e deverá ser concretizado no dia 31 de julho

O Hachette Book Group, o Ingram Content Group e o Perseus Book Group anunciaram hoje que estão fechando uma transação que, quando concluída, desmembrará o Perseus em duas partes. A Hachette comprou o grupo – composto pelo braço editorial e pela distribuição -, fica com a parte editorial e repassa a distribuição à Ingram. As empresas aguardam apenas a aprovação das agências reguladoras dos EUA para concluir o negócio, o que deve acontecer até dia 31 de julho. A Hachette pretende transformar a Perseus Books e seus nove selos, incluindo Avalon Books, Basic Books, Da Capo Press, PublicAffaris e Running Press, em uma nova divisão editorial do grupo. A Perseus tornou-se a sexta maior editora de interesse geral dos EUA, com 700 novos títulos por ano e um catálogo com mais de seis mil títulos, com forte entrada nos mercados de não ficção, incluindo best-sellers que ocuparam o topo das listas de mais vendidos como Friday night lights, de H.G. Bissinger e Skinny bitch, de Rory Freedman e também ganhadores de prêmios como A problem from hell, de Samantha Power (autora da biografia do diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello) e Gödel, Escher, Bach, de Douglas Hofstadter, ambos vencedores do Prêmio Pulitzer. Do outro lado do negócio, a Ingram vai ficar com o serviço de distribuição construído pela Perseus. A empresa é responsável atualmente pela distribuição dos seus selos próprios e de outras 400 editoras independentes dos EUA, entre as quais destacam-se a Grove Atlantic, DreamWorks Press e Harvard Business Review Press. Ingram vai combinar este negócio já consolidado pela Perseu e oferecido às editoras independentes com as suas soluções para livros físicos, digitais e impressão sob demanda.

Em comunicado enviado pelas companhias, Micheal Pietsch, CEO da Hachette, disse: “Estamos muito orgulhosos e felizes em receber o staff e autores da Perseus. Essa aquisição agrega um novo programa extraordinário, diversificado, vibrante e forte ao portfólio do HBG. O negócio se encaixa nos nossos objetivos estratégicos de crescimento e de expansão na área de não ficção, ao mesmo tempo em que aumenta consideravelmente o nosso catálogo, além de expandir nossas ofertas para mercados especiais, de presentes e acadêmicos”. John Ingram, CEO da Ingram, acrescentou: “Estamos apostando no futuro do negócio do livro e esse negócio é a prova do compromisso da Ingram com essa indústria. Estamos expandindo as nossas vendas e as plataformas de vendas com essa transação”. David Steinberger, atual presidente e CEO do Perseus Books Group, deixará o grupo tão logo seja concretizada a transação, mas atuará como consultor da Hachette por um período. Em e-mail enviado a funcionários ao qual o PublishNews teve acesso, Steinberger apontou as qualidades das empresas que estão comprando o Perseus Book Group. Disse: “Hachette e Ingram são excelentes companhias com uma longa trajetória na indústria do livro e demonstraram profundo compromisso com o futuro do mercado. Os líderes das duas companhias expressaram grande admiração pela Perseus, por tudo o que temos feito e as nossas expectativas é que o sucesso continue”.

[25/06/2014 00:00:00]