A mania brasileira de emitir opiniões
PublishNews, Leonardo Neto, 20/02/2014
Pesquisa da GfK revela que 49% dos brasileiros postam opiniões sobre produtos. A média lá fora é de 32%.

A GfK acaba de publicar uma pesquisa que vai deixar muitos responsáveis pela reputação de empresas de cabelos em pé. Em média, o brasileiro tem o hábito de emitir mais opiniões sobre produtos e serviços do que o resto do mundo. Globalmente, 32% dos Consumidores Superconectados (SCCs em inglês) publicam posts e reviews de produtos, enquanto na América Latina o índice é ainda mais alto (39%), sendo que o Brasil é o país com maior destaque (49% de pessoas com este comportamento), contra 39% na Argentina e 20% no México. Os SCCs são influenciadores e captam a atenção dos outros para o bem e para o mal. Aí está a raiz – ou deveria estar – da preocupação de empresários.

O GfK Roper Reports® Worldwide Study foi realizado pela GfK, em 25 países e ouviu em cada um deles 1.500 pessoas com mais de 15 anos. A pesquisa aponta que, globalmente, 83% dos consumidores superconectados fazem atualizações pelo menos uma vez por mês em seus status e nos sites de relacionamento que frequentam. Na América Latina, esse número sobe para cerca de 90% em todos os países pesquisados.

Além de publicar resenhas de produtos, os superconectados também são considerados ainda mais influenciadores por terem o hábito de ler esse tipo de conteúdo: 46% em nível global, 45% na América Latina, onde, novamente o Brasil, se destaca com 56% versus 37% na Argentina e 28% no México.

[20/02/2014 00:00:00]