BookPartners expande rede de livrarias
PublishNews, Leonardo Neto, 10/02/2014
Previsão de crescimento para 2014 já foi superada e eles querem mais

Em novembro de 2013, o PublishNews contou, em primeira mão, os planos de crescimento da Cia dos Livros, a novíssima rede livrarias físicas da holding BookPartners, conglomerado que reúne também a Vertice Books, o Empório do Livro, a B4 Editores e a plataforma Book Set. A ideia, na época, era finalizar 2014 com dez lojas. Duas seriam inauguradas ainda em 2013 e oito ao longo desse ano. Mas os planos de 2013 se mostraram miúdos e modestos. O braço varejista do grupo anunciou agora a recompra de doze lojas Editora Revista dos Tribunais que tinham sido vendidas à Thomson Reuters em 2010. Assim, se os planos eram terminar 2014 com 10 lojas, a Cia dos Livros vai começar o ano com 16 e, de acordo com o diretor comercial do grupo, Eduardo Acácio da Cunha eles não vão parar por aí

A holding foi formada em 2011, logo depois da venda das lojas físicas e a aquisição da Empório do Livro pela Vertice Books, especializada em vendas para bibliotecas e para instituições de ensino. De lá para cá, o crescimento é visto a olhos nus. Ainda em 2012, criou o selo editorial B4 Editores, focado em publicações técnicas, humanidades e infantojuvenis. A holding fechou 2013 com faturamento de US$ 40 milhões, conta com 180 funcionários, dois centros de distribuição, cerca de 700 mil livros cadastrados e 431 mil exemplares no estoque.

Novas unidades

As novas lojas da Cia dos Livros estão distribuídas entre os estados de Alagoas, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo e vão se juntar às unidades próprias já existentes e a loja franqueada no Parque Shopping Barueri. Os novos pontos de venda seguirão o padrão das já existentes: são lojas pequenas, com cerca de 150m², mas três novas unidades são maiores, com mais de mil m².

“Queremos ter uma rede ampla, formada de lojas próprias e de franquias. Nossas lojas terão o mesmo catálogo disponibilizado pela Cia. dos Livros no ambiente online, com foco em literatura e livros técnicos e cerca de 15% em itens de papelaria”, explica Carlos Henrique de Carvalho Filho, presidente do grupo.

Os planos modestos de 2013 foram revistos e agora a holding quer ter 30 lojas até 2015. Para isso, tem um plano de expansão estimado em R$ 15 milhões em investimentos. Com isso, o grupo quer avançar no varejo físico e consolidar a bandeira Cia. dos Livros junto ao consumidor final. Além das lojas próprias, o grupo quer abrir outras no sistema de franquias. Para isso o primeiro passo foi dado no final do ano passado, com a abertura da unidade franqueada em Barueri (SP).

Vocação

A Cia dos Livros quer se estabelecer em um nicho muito especial que tem mostrado crescimentos exponenciais. “Nosso foco está voltado para atendermos bem as classes B e C, uma vez que o varejo do circuito nobre já conta com grandes livrarias”, detalha Acácio. A definição do target da Cia dos Livros veio depois de observar que shoppings fora do circuito da classe média alta de São Paulo não possuíam livrarias.

[10/02/2014 01:00:00]