Empório Vértice compra Cia. dos Livros
PublishNews, Roberta Campassi, 10/01/2012
Empresas formarão a Book Partners, maior distribuidora de livros CTP
A Empório Vértice, distribuidora de livros para livrarias e bibliotecas públicas e privadas, adquiriu a Cia. dos Livros, distribuidora e varejista on-line, por um valor não divulgado. As duas operações serão unidas numa holding batizada de Book Partners.

As empresas participam de licitações para a venda de livros para bibliotecas, especialmente as de faculdades privadas. Juntas, elas passam a ser a maior distribuidora no segmento de livros científicos, técnicos e profissionais (CTP), segundo Carlos Henrique de Carvalho Filho, fundador da Empório Vértice e principal executivo da Book Partners.

A compra faz parte de uma estratégia de diversificação de negócios e ganho de escala. Com a Cia. dos Livros, que no e-commerce concorre com varejistas virtuais, como Saraiva, Cultura e Submarino, a Book Partners reforça a presença no comércio eletrônico e no atendimento ao cliente final. A empresa também aumenta bastante o volume de negócios na área de distribuição e no atendimento a bibliotecas. Entre os principais clientes da Empório Vértice está a Estácio, maior rede de ensino superior privado do país.

Segundo Carvalho, a expectativa da Books Partners é faturar cerca de R$ 100 milhões em 2012. Em 2011, ele afirma que o faturamento das empresas que agora compõem a holding foi de R$ 74 milhões, 40% mais que em 2010.

Nos planos da nova companhia está ampliar a gama de serviços prestados para editoras, incluindo gestão da logística e também da área comercial. “Essas são algumas das atividades que dão mais trabalho para as editoras. Já prestamos serviços desse tipo para algumas e o objetivo agora é ampliar essas operações”, diz Carvalho. No e-commerce, o objetivo será concorrer pela qualidade, e não com guerra de preços, afirma.

Este ano, a Book Partners também deve iniciar a venda de conteúdo digital. A plataforma para a comercialização de e-books deve entrar em operação no segundo semestre, enquanto um outro sistema, voltado para o empréstimo de livros digitais em bibliotecas, deve ser desenvolvido até o fim do ano. Segundo Carvalho, a companhia está de olho o mercado que será inaugurado quando, a partir de 2014, bibliotecas de instituições de ensino superior poderão ter até 20% de seus acervos em versão digital, conforme determinação do MEC.

A Empório Vértice surgiu no início de 2011, após a união entre as distribuidoras Vértice Books e Empório do Livro. A Cia. dos Livros foi criada há mais de dez anos. Carlos Eduardo Botino, presidente da empresa, passa a ser sócio-diretor da Book Partners.

A nova empresa nasce atendendo quase 1.500 faculdades privadas, 2.100 livrarias e 1.600 bibliotecas públicas, além de um milhão de clientes finais por ano, por meio do e-commerce.
[10/01/2012 01:00:00]
Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Leia também
O período de inscrições para interessados vai até a sexta-feira (26); a divulgação dos resultados será feita até 1º de maio de 2024, por e-mail para todos os inscritos
Serviço do PublishNews+ apresenta livros em pré-venda cadastrados na plataforma da MVB / Metabooks e que só chegarão às livrarias daqui a 45 dias
Jornada multidisciplinar conta mesas de Fabiana Cozza, Ochy Curiel e Salloma Salomão
A literatura não é uma maneira de ganhar a vida. Ela apenas ajuda a tornar a vida mais suportável.
Kurt Vonnegut
Escritor americano (1922-2007)
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar