Bratwurst com Feijão
PublishNews, 02/10/2013
Bratwurst com Feijão

Daqui a uma semana, vou trocar arroz com feijão por bratwurst com batatas e aproveitar a maior feira de livros do planeta. Claro que não estou apenas animado com a comida – 5 anos depois do início da revolução do e-book, estou ansioso para ver as últimas novidades de cada país.

Outsourcing vs. Ferramentas

Tanto baluartes da tecnologia como Adobe e startups cheias de grana do Vale do Silício estão trabalhando pesado no desenvolvimento de plataformas de produção de e-books. Ainda assim, quando o assunto é conversão digital, a terceirização no exterior tem sido a primeira escolha da maioria das editoras. Será que 2013 será o ano em que as “ferramentas” alcançarão a terceirização? Será que o sonho do “botão de produzir e-books” virará realidade?

Digital Firsts

Depois de anos de conteúdo “convertido”, será que vamos realmente ver livros publicados inicialmente no formato digital? Uma nova experiência construída a partir da fundação, com múltiplas telas em mente? Elementos interativos de bom gosto, que não distraiam, que trazem vida ao conteúdo? Talvez até uma camada de comunicação entre os leitores? Chamaremos isso de “livro” mesmo?

A Pedra de Rosetta da Educação

Muitas das grandes editoras de educação – tanto internacionais como a Pearson como as brasileiras como a Saraiva – investiram milhões em plataformas próprias para distribuir conteúdo digital em salas de aula. Será que este ano algum player vai se destacar do resto e convencer outras editoras a se juntar a ele? Talvez uma startup independente como a Inkling atingirá massa crítica e virará a Pedra de Rosetta dos sistemas educacionais? Ou será que 2013 vai ser mais um ano onde escolas têm que lidar com múltiplas plataformas para múltiplas fontes de conteúdo?

Seleção Brasileira

Ouvir dizer que o faturamento do Brasil este ano será três vezes maior que o normal, graças ao status de país convidado. Estou curioso para ver se o que o Brasil vai mostrar ao mundo e o que o mundo achará interessante. Será que as pessoas vão se interessar por obras exclusivamente brasileiras e buscar os R$15 mil do governo disponíveis para tradução? Sem dúvida será um ano chave para a compra e venda de direitos – todos no mercado ganharão.

O que você espera da Feira de Frankfurt? Gostaria de saber, me mande um email greg@hondana.com.br

[01/10/2013 21:00:00]