Babilonia comemora um ano
PublishNews, Iona Teixeira Stevens, 05/09/2013
Produtora editorial e cultural passa por reestruturação

Há uma Bienal atrás, na de São Paulo, em 2012, começava a Babilona Cultura Editorial, formada inicialmente pelo trio Michelle Strzoda, Rafael Nobre e Daniella Riet. Um ano e cerca de 30 clientes no portfolio depois, a empresa passa por uma reestruturação e se prepara para um segundo ano de eventos e projetos em parcerias com livrarias e centros culturais.

No primeiro ano, a Babilonia conheceu barreiras conhecidas dos pequenos empresários de praticamente todos os setores da economia, os entraves burocráticos no Brasil. Daniella Riet saiu e Michelle e Rafael tocam agora a empresa. Os percalços não impediram o crescimento: em um ano a empresa triplicou o número de parceiros e clientes iniciais.

A parceria com a Livraria da Travessa, o 'Babilonia na Travessa', começou em agosto sua terceira temporada, no Rio. Mas promover cursos em outras cidades também faz parte do plano de negócios para esse segundo ano. Entre os parceiros estão a Universidade do Livro, o Centro Cultural Justiça Federal do Rio e a Estação das Letras. “Estamos estudando novas parcerias a fim de expandir a atuação da empresa em formação de mercado editorial e cultural. Estão na pauta novas atuações e parcerias no Rio, São Paulo e em Curitiba”, contou Michelle Strzoda ao PublishNews.

A ideia de lançar uma editora ainda está lá, mas vai sendo trabalhada aos poucos. “Nosso catálogo autoral está sendo trabalhado sem pressa. O mercado não precisa de mais uma editora nos moldes tradicionais de se editar, nem é nosso propósito”, disse Michelle. A editora, que seria independente da parte de produção editorial e cultural, terá foco em títulos para o público jovem adulto e adulto, ficção e não ficção, mas também projetos trade e especiais.

[05/09/2013 00:00:00]