O grupo Lagardère, dono da Hachette, a editora francesa do grupo Big Six, anunciou ontem crescimento 3,1% na divisão editorial no primeiro semestre de 2013, em relação ao mesmo período no ano passado, com € 917 milhões. O crescimento foi atribuído a vendas expressivas de ficção geral na França, Reino Unido e Estados Unidos.
Outro destaque dos resultados do grupo foram os livros digitais: eles representam atualmente 11,3% das vendas líquidas totais da Lagardère – em junho de 2012 eles respondiam por 8,4%. Nos Estados Unidos, como é de se esperar, a participação dos e-books nas vendas da editora é maior ainda: 34% dos livros de literatura (sem levar em conta a categoria infantojuvenil) nos EUA, contra 27% no mesmo período no ano passado. No Reino Unido, os e-books respondem por 31% das vendas (era 22% de junho de 2012), e na França, país de origem do grupo, apenas 3,2%. Apesar da pouca participação no mercado francês, a empresa ressaltou que o setor digital está “crescendo acentuadamente”.
Outro mamute do mercado editorial internacional, a alemã Bertelsmann, também comemora os resultados do primeiro semestre do ano. O maior grupo de mídia da Europa, dono da Random House, anunciou crescimento de 5,2% do lucro operacional no período. Os livros digitais representam 10% da receita Random House da Alemanha – no resto do mundo eles respondem por 20%.
Esse foi o último resultado da Bertelsmann sem os números da Penguin. A empresa afirma que não está muito preocupada por enquanto com os resultados financeiros e que o período agora é de ajuste. O CEO da Penguin Random House, Markus Dohle, mandou recentemente uma carta aos funcionários do novo grupo, falando sobre as primeiras semanas da nova empresa, elogiando a “função social” dos livros publicados pelas editoras e ressaltou o bom desempenho de dois megasellers, Inferno, de Dan Brown, e a trilogia erótica de E.L. James. Vale lembrar que Dohle vai participar, em outubro, do painel dos CEOs na Feira de Frankfurt, e responderá a perguntas de jornalistas internacionais do mercado editorial, inclusive do PublishNews.