A Bloomsbury começou em 1986 como uma pequena editora independente. Alguns anos depois resolveu publicar um livro que havia sido rejeitado por inúmeras editoras. O livro era Harry Potter, e o resto é história. Ontem a Bloomsbury, que virou então uma das editoras mais importantes do Reino Unido, anunciou que está investindo no catálogo de livros acadêmicos e profissionais. Ela comprou a editora Hart, da cidade de Oxford, especializada no gênero. A compra foi de 6,5 milhões de libras (cerca de R$ 24 milhões), que já foram pagos, mais 500 mil libras (cerca de R$1,8 milhão) a ser pago em 2014. A estratégia da Bloomsbury, que possui já uma divisão de livros profissionais e acadêmicos, visa aumentar a importância da categoria na sua receita total, para representar 50% das vendas totais da editora. Vale notar também que cerca de 50% da receita da Hart vem de fora do R.U., o que aumenta então a presença da Bloomsbury no mercado mundial. A Hart, fundada em 1996, possui mais de mil títulos no catálogo e um cronograma de lançamentos com 170 livros programados para o biênio 2013-2014.