Flip além das mesas
PublishNews, Iona Teixeira Stevens, 27/06/2013
Programação paralela enriquece agenda dos ‘flipeiros’

Semana que vem começa o maior e mais famoso festival literário no Brasil. Com hotéis lotados, ingressos quase esgotados e desistências de última hora, o evento se prepara para receber boa parte do mercado editorial e literário brasileiro. Programações paralelas enriquecerão ainda mais a festa, e vale a pena colocá-las na agenda.

Clube dos Autores

O site de autopublicação Clube dos Autores terá uma casa na Rua Santa Rita, que será palco de uma programação focada na literatura independente. Um dos destaques esse ano é Antonio Campos, escritor e curador da Fliporto, que fará o bate papo sobre o seu livro Resistir em Tempos Difíceis - Um Olhar sobre o Contemporâneo na sexta, dia 5/07, a partir das 10h. Nos outros dias, mesas como “Escrita (genuína) de projetos literários para leis de incentivo & editais” na quinta, dia 4/07, “O fazer poético no cotidiano” e “Curadoria Surrealista de Fatos Cotidianos” ambos no sábado, dia 6/07 também fazem parte da programação.

Além disso, o Clube dos Autores este ano será parceiro do já conhecido circuito OFF Flip, e sediará os Cafés Literários nas tardes dos dias 4 e 5/7, com a presença de autores e especialistas. Para finalizar, a programação da casa da Rua Santa Rita também terá a festa do PublishNews, na sexta, dia 5/07 (aguardem mais informações). Para conferir a programação completa, clique aqui.

Instituto Moreira Salles

Figurinha carimbada na Flip, o IMS se destaca esse ano pela Oficina Literária Flip serrote, mas também pelo lançamento, no dia 4/07, de 3 DVDs baseados na obra do autor homenageado, Graciliano Ramos Vidas secas (1963), Memórias do cárcere (1984) São Bernardo (1972), além da nova edição da revista serrote.

Durante a Flip, a Casa do IMS (Rua do Comércio, 13) também receberá autores como Milton Hatoum, Paulo Scott, Lila Azam Zanganeh, Daniel Galera, entre outros, que falarão sobre obras consagradas. Para conferir a programação do instituto, clique aqui.

OFF Flip

Talvez o mais tradicional circuito paralelo do festival literário, a OFF Flip tem em sua programação de “Pratos Literários” a mesa sobre memória da ditadura, passando por contação de histórias e documentário sobre embarcações brasileiras. Tudo isso espalhado pela cidade, inclusive nos bares de Paraty. O circuito fechou parceria com o Sesc e Clube dos autores, editoras como a digital KBR e coletivos culturais da cidade.

O prêmio OFF Flip, também velho conhecido dos ‘flipeiros’, chega esse ano à sua oitava edição, e premiará mais uma vez poetas e contistas. O prêmio será anunciado no dia 1º de julho, e os 30 textos finalistas deste ano serão publicados em coletânea pelo Selo Off Flip (em formato impresso e digital).O selo, inclusive, participará da feira internacional de Frankfurt este ano. A programação completa está aqui.

Sesc

O Sesc terá não apenas uma, mas duas casas em Paraty. O Centro Cultural Sesc Paraty, nova unidade da instituição, no Largo de Santa Rita, e a Casa Sesc Ocupação Flip, na Rua do Comércio. Espaço para exposições, palcos, espaço para bebês etc. abrigaram a programação do Sesc, como o ciclo de debate de literatura, encontros de comunidades caiçaras e espetáculos teatrais.

O poeta Thiago de Melo apresenta o primeiro ciclo de debates de literatura, na quinta, dia 4/07, com a palestra “Regional, nacional: a diversa literatura brasileira”. Outro destaque é o neto do homenageado, Graciliano Ramos, que participará do lançamento da edição comemorativa do livro Caetés. Confira a programação completa do Sesc na Flip aqui.

Instituto C&A

Outro participante da Flip este ano é o Instituto C&A , que levará 13 representantes dos Polos de Leitura para participar do evento. O foco será a Flipinha: o projeto trabalhou e distribuiu o manual da Flipinha, que fala sobre Graciliano Ramos e os autores convidados para a Flipinha. Segundo o Instituto, após o evento os representantes farão discussões sobre o que vivenciaram na Flip, para compartilhar os conhecimentos com os demais integrantes.

Nos vemos em Paraty.

[27/06/2013 00:00:00]