Para bons e-books, contrate um encanador
PublishNews, 06/03/2013
Para bons e-books, contrate um encanador

Há dois anos, fizemos uma reforma em nosso apartamento. Depois de gastar uma fortuna em móveis novos, eletrodomésticos coreanos e lindos pisos de madeira, não sobrou muito dinheiro para a pia da cozinha. Então contratamos o encanador mais barato que encontramos e durante dois anos lavamos nossa louça sem problema.

Até que um mês atrás a vizinha do andar de baixo avisou que estava começando a pingar água do teto, arruinando sua pintura. Imediatamente ligamos para nosso encanador “barato”. “Não estou vendo problema nenhum”, ele falou, “deve ser algo na construção da sua vizinha”. Então deixamos a coisa pra lá.

Uma semana depois, nossos armários começaram a se encher de água e a tinta começou a descascar. Desesperados, ligamos para um encanador recomendado por um amigo. “Meu Deus, quem montou esta pia? Não acredito que ela funcionou por tanto tempo!” No final, o conserto custou três vezes o custo da instalação. Não vou nem falar o que teremos de pagar para consertar nossos armários e o teto da vizinha.

Por que estou falando de encanadores? Porque e-books são como pias de cozinhas - você pode conseguir um barato, mas os custos escondidos podem ser enormes. Vamos olhar nossas opções.

Encanamentos do tipo ‘Faça-você-mesmo’

Em questão de minutos, softwares gratuitos como o Calibre podem realizar uma conversão de PDF para ePub. Depois de umas semanas de limpeza e ajustes, alguém que conhece códigos de HTML e criação de CSS consegue preparar um arquivo que a maioria das livrarias de ePub aceitariam. Pode não ser o esperado pelos leitores em termos de layout e experiência de leitura, mas pelo menos você terá um título à venda. Pode ficar orgulhoso de ter feito as coisas sozinho, com custo baixíssimo.

Encanador externo

Apesar de nunca ter visitado a Índia, me parece que tenho muitos amigos por lá - mais de 50 “especialistas” em e-books no LinkedIn me convidaram para conectar-me com eles. Oferecem conversões em ePub a R$ 0,20 por página. Por que não tentar? Você faz o pedido e duas semanas depois recebe um resultado parecido ao que o software gratuito produziria. E verifica o resultado com sua equipe de qualidade, notando todos os hifens duplos, acentos errados e espaços estranhos no texto. Pessoalmente, eu recomendaria enviar os códigos exatos de todos os caracteres não-ingleses, porque é frustrante ficar marcando milhares de caracteres incorretos. As melhores empresas de terceirização podem realizar os necessários 3-4 ciclos de revisão em 3-4 semanas. Pode ser uma boa ideia treinar alguns membros em design de ePub, já que é muito difícil explicar para uma equipe mudanças editoriais em inglês quando seu livro está em português.

Contratando pedreiro para fazer o encanamento

Seu estúdio de design de livros impressos provavelmente já conhece seu conteúdo e seu estilo editorial, então logicamente faz sentido que ofereçam serviços de ePub. Ouvi falar de alguns estúdios que estão oferecendo conversão para ePub por R$1 ou até menos, achando que a ferramenta de exportação do InDesign faz uma conversão “gratuita” para e-books. A realidade é que, se os caras do layout formatarem o arquivo perfeitamente (por exemplo usando este guia), você pode ter sorte e o texto sairá na ordem correta. No entanto, para manter o aspecto e o visual, os especialistas em layout vão precisar aprender rapidamente sobre design de CSS específico de ePub e tags de HTML (pensando em design de website). Também sugiro que o estúdio de design crie uma equipe especial de controle de qualidade, assim você não precisará contratar mais pessoas para lidar com os inevitáveis ciclos de retrabalho.

Contratando uma equipe de encanadores de qualidade

Firmas de produção especializadas em ePub cobram as maiores tarifas por página entre todas as três opções. Mas seus serviços são muito mais abrangentes e no final das contas o custo total é muito menor. Eles não só usam ferramentas proprietárias criadas para produzir e-books sem erros, mas também desenvolveram processos inteiros para entregarem livros de qualidade já na primeira vez. Você pode estar pensando “este cara está querendo vender seu próprio peixe porque tem uma empresa de serviços de e-books”, mas na verdade é exatamente o contrário: eu tenho uma empresa de serviços de e-books porque acredito que um processo que garanta qualidade e escala será o mais barato para editoras e o melhor para a indústria.

As ferramentas do encanador

Um bom processo significa fazer muito mais trabalho antecipadamente, assim as editoras não sofrem depois. Ele começa com a discussão de design intercambiáveis, assim o conteúdo vai ficar bem em vários aparelhos - do Kindle ao iPad - e em múltiplas livrarias como Livraria Cultura e Saraiva. O processo continua com a criação de um template customizado que recria melhor o visual do livro no digital. É necessário ter uma equipe de especialistas que sabe como processar as inserções, extrair os dados, montar o e-book, criar e aplicar estilos apropriados, corrigir o livro com um olho editorial, realizar controle de qualidade técnico em vários aparelhos e, mais importante, gerenciar as centenas de passos internos do projeto necessários para alcançar esta qualidade. Quando a equipe ganha em escala, fazendo séries cada vez maiores, a qualidade sobe e os custos caem. Considerando que as empresas de produção de e-books estão gerenciando todo o processo, alguns centavos a mais por página começa a parecer uma pechincha para as editoras.

Enfim, não estamos falando de evitar armários danificados por água. Estamos falando sobre a preservação da reputação da indústria editorial e em dar aos nossos consumidores leais uma incrível experiência de leitura.

Tem uma forma melhor de prevenir um vazamento? Conte-me qual é: greg@hondana.com.br

Tradução: Marcelo Barbão

[05/03/2013 21:00:00]