Publicidade
Publicidade
Almanaque Abril 2013: a emoção de um reencontro
PublishNews, 08/02/2013
Almanaque Abril 2013: a emoção de um reencontro

Foi com alegria e alívio que encontrei em uma banca de jornal a edição 2013 do Almanaque Abril. Confesso que eu já dava a busca por perdida. O Almanaque costumava chegar às bancas no meio do segundo semestre. Em 2012, os meses foram passando, o ano acabou e eu já estava me conformando de que mais uma tradicional publicação impressa tinha chegado ao fim. Os que gostam de livros, revistas, publicações impressas e livrarias estão se acostumando, dia a dia, a receber notícias da última edição impressa, da redução de atividades e do fechamento das portas de mais um estabelecimento.

Lançado em 1974, o Almanaque Abril reunia informações de atualidades, política, história, geografia, ciência, esportes, meio-ambiente e outras que estudantes e curiosos não encontrariam em lugar nenhum. Qual o nome oficial de um país (Campuchea ou Camboja)? E qual é a cidade mais importante da Austrália? Que línguas se fala na África do Sul? O Mali é uma democracia ou ditadura? E qual é sua moeda? E sua principal riqueza econômica? E quem ganhou a medalha olímpica dos 100m nas Olimpíadas de Helsinque? Em que ano Marie Curie recebeu o Nobel?

Informações hoje triviais como estas eram muito difíceis de encontrar antes da internet, já que as enciclopédias não eram atualizadas neste nível e seus “livros do ano” nem sempre as traziam. Lembro de, em algum trabalho escolar no ginásio, ligar para um consulado e ir até lá simplesmente para receber um ou dois folhetos que apresentavam o país com informações básicas que permitissem escrever uma pequena redação.

“Atualizado, Prático. Confiável. Uma fonte essencial de informações no estudo e no trabalho”, diz o Almanaque na capa da edição de 2013. Ao folhear o Almaque Abril, admiro sua engenhosidade editorial na seleção e organização das informações, qualidade de pesquisa, variedade de assuntos nos mais diversos campos do conhecimento, concisão enciclopédica, edição e design, tudo muito bem articulado para tornar o almanaque um produto atraente e útil em sua edição impressa.

Mas minha relação com o Almanaque Abril envolve ainda uma dimensão pessoal que vai além da memória da época de escola e da admiração atual. Em seus últimos anos de vida, depois dos 80, meu pai passou a ser fã dele, era o livro que ele mais gostava, complemento dos jornais e revistas de atualidades que ele lia. Era raro um telefonema, a partir do mês de agosto de cada ano, em que ele não me perguntava se o Almanaque já havia sido lançado e não raro me pedia um esforço extra para encontrá-lo, o que me levava às bancas de jornal e ao desânimo de constatar, ano a ano, que ele estava saindo cada vez mais tarde (e a temer pelo seu fim).

Acho que o Almanaque Abril, com sua síntese panorâmica de dados, informações e a cronologia das transformações ano a ano, permitia ao meu pai como que segurar o mundo na mão, acompanhando as mudanças e se atualizando. A passagem de um ano inteiro, por maiores que fossem as transformações, estava ali ao alcance, organizada, didática, legível e impressa em um bem editado livro (ainda mais valorizado por quem não entrou no mundo da computação e da internet).

Talvez este desejo de compreender o mundo por meio de um almanaque de conhecimentos gerais e atualidades se devesse também à necessidade, emocional e política, de acompanhar a passagem do tempo e a história por meio dos “grandes fatos” e “acontecimentos” públicos, que se sucedem em uma cronologia com suas datas, seus marcos, personagens e tabelas comparativas, uma chave para olhar e participar do mundo que talvez faça sentido para quem viveu no século 20 – e muito diferente da não-tentativa-de-compreensão dos acontecimentos segundo a lógica fragmentada e a-histórica da internet e das redes sociais.

Nascido em Lodz, Polônia, em 1924, e tendo vivido na União Soviética, em Israel e na Alemanha até a sua imigração ao Brasil em 1954, meu pai se interessava por uma boa conversa sobre atualidades, política, economia, história e geografia. Comunismo, capitalismo, socialismo kibutziano, democracia, ditadura e nazismo eram experiências pessoais de vida, que ele testemunhara em seus primeiros 30 anos, como se um século inteiro tivesse já atravessado a sua vida apenas na infância e juventude. Mais do que tudo, acho que ele tinha a dimensão, como homem do século 20, que havia fronteiras claras, como as da geografia de um refugiado e imigrante, entre as esferas do indivíduo e as da política, entre o pessoal e o público, entre a “minha vida” e a informação de interesse geral.

Meu pai faleceu no começo deste ano aos 88 anos de idade, querendo entender e discutir, até os últimos momentos, e a crise europeia e o futuro da China. Poucas semanas antes, ele me perguntava do Almanaque Abril e eu mal tinha coragem de responder que estava em dúvida se sairia uma nova edição impressa. Desta edição de 2013 em diante, devo me acostumar de que vou ler o Almanaque Abril sem a companhia dele, mas procurarei fazê-lo com as ansiedades e esperanças de um leitor do século 20.

E me pergunto desde já quando poderei começar a procurar nas bancas de jornal o Almanaque Abril 2014, sem, nem por um momento, pensar na hipótese de não encontrá-lo, e torcendo para que novos leitores encontrem nele uma publicação viva e insubstituível na forma de pensar, organizar e ler as informações do mundo.

Roney Cytrynowicz é historiador e escritor, autor de A duna do tesouro (Companhia das Letrinhas), Quando vovó perdeu a memória (Edições SM) e Guerra sem guerra: a mobilização e o cotidiano em São Paulo durante a Segunda Guerra Mundial (Edusp). É diretor da Editora Narrativa Um - Projetos e Pesquisas de História e editor de uma coleção de guias de passeios a pé pela cidade de São Paulo, entre eles Dez roteiros históricos a pé em São Paulo e Dez roteiros a pé com crianças pela história de São Paulo.

Sua coluna conta histórias em torno de livros, leituras, bibliotecas, editoras, gráficas e livrarias e narra episódios sobre como autores e leitores se relacionam com o mundo dos livros.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Roney Cytrynowicz parte da polêmica lei polonesa que quer incriminar quem se referir aos campos de extermínio como poloneses e não nazistas para falar de dois livros essenciais para entender a questão
O que significa, em 2018, manter uma publicação impressa como o Almanaque Pensamento, que tem exatas 200 páginas de previsões astrológicas e outras previsões para todos os dias do ano?
Em sua coluna, Roney Cytrynowicz conta a história da escritora japonesa Mitsuko Kawai e a sua relação com a Biblioteca Amadeu Amaral localizada no bairro paulistano da Saúde
Em sua coluna, Roney Cytrynowicz pega carona no relançamento de 'A chave do tamanho', de Monteiro Lobato, pelo selo Globinho, para fazer uma reflexão do mundo atual
A partir de Primo Levi e Anne Frank, Roney Cytrynowicz analisa a difusão da fotografia do menino Omran Dagneesh dentro de uma ambulância após ser ferido no bombardeio de Alepo
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pela Ases da Literatura e seus selos
Em 'A cartinha de Deus', a autora leva os leitores em uma jornada íntima e inspiradora, mostrando como aprendeu a lidar com os desafios impostos pela distonia
Em 'Alena Existe', publicada pela Ases da Literatura, o autor Roger Dörl desvenda os segredos do universo numa trama repleta de ficção científica, aventura e mistério
Conheça a jornada de Nick, o gatinho amoroso que ensina sobre presença e ausência no livro da autora Maurilene Bacelar, lançamento da Editora Asinha
No episódio, nossa equipe conversou com pesquisador do mercado editorial sobre o segmento da autopublicação, seu histórico, crescimento, nuances e importância; além de saber mais sobre a própria carreira de Müller
A obra de um artista só se completa quando é entregue e recebida.
Thiago de Mello
Escritor brasileiro - 'Um escritor na biblioteca'
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar