O eBook da Carminha
PublishNews, 17/08/2012
O eBook da Carminha

Você pode ter ouvido falar que a Google está entrando mais no mercado de venda de ebooks, mas sabia que a empresa também é uma editora? A coluna desta semana explica como grandes redes de TV, agências de notícias e marcas globais estão entrando no mercado editorial (DICA: não estão comprando gráficas).

Tive uma ótima conversa com uma ex-jornalista na Bienal outro dia – ela estava lamentando o aumento da pressão para que jornalistas de veículos impressos escrevam matérias cada vez mais curtas. São forçados a fazer isso tanto para reduzir a quantidade de papel impresso quanto para dar mais espaço para anúncios pagos. Seria um sonho, de acordo com ela, se houvesse uma forma para que estes talentosos redatores removessem os grilhões e produzissem artigos longos ou até livros. Bom, a empresa de notícias Reuters na verdade produziu um eBook sobre a sobrevalorização do Facebook 2 semanas antes do IPO. Exame, quando o seu livro sobre o Mensalão vai sair?

É muito frequente ficarmos tão envolvidos na natureza visual do programas de TV que esquecemos que os enredos foram criados por equipes de redatores talentosos. A NBC (que criou o famoso seriado “Friends”) teve tanto sucesso com seu primeiro projeto de eBook JFK: 50 days que decidiram criar toda uma empresa de e-publishing interna, do zero. Grimm é um dos melhores enhanced ebooks que já vi (como bônus, ele é gratuito). Quantas cópias um eBook sobre a Avenida Brasil da Globo venderia? Globo, se estiver lendo isso, pode me contatar.

Tenho certeza que o valor das marcas Reuters e NBC também não atrapalhou as vendas do eBook. Mas o que tem mais valor de marca do que a própria marca? Foi o que a Google e a Wharton School of Business sacaram. Ao ampliar seu imenso conhecimento de marketing digital e negócios, eles mostraram ao mundo que são líderes. O mais interessante é que, como a Apple e a Amazon distribuem o livro deles de graça, eles estão efetivamente tendo publicidade gratuita direto nas mãos da população louca por tecnologia e com grande poder aquisitivo, que são os donos de tablets/e-readers.

Uma marca que felizmente é tão popular no Brasil quanto nos EUA é a TED (um conjunto de conferências onde novas e inovadoras ideias são compartilhadas). Em colaboração com meus bons amigos na Atavist (uma plataforma de autoração completa para livros narrativos de grande formato), eles lançaram um serviço de assinatura para uma crescente biblioteca de TED Books. O app é muito bonita e, como você já leu em meus outros artigos, sou um grande fã de assinaturas.

Graças à tecnologia de publicação digital – ferramentas de autoração, plataformas de distribuição – a barreira financeira para entrar no mercado é quase zero. Não só todo autor, mas toda empresa está se tornando uma e-publisher para compartilhar seu conhecimento, aumentar o valor da sua franquia e expandir sua marca.

[16/08/2012 21:00:00]