Cerca de 80% do material molhado já voltou ao acervo
PublishNews, Redação, 14/05/2012
FBN informa que o restante está em processo de secagem ou de higienização

No fim da tarde de sexta-feira, 11, a Fundação Biblioteca Nacional informou em comunicado a ocorrência de um novo vazamento, no dia 9, e mais informações sobre o acervo danificado pelo vazamento ocorrido anteriormente, no dia 2. Segundo a instituição, 2.042 jornais e revistas do Armazém de Periódicos foram molhados, sendo que 1.699 já foram devolvidos ao acervo e o restante está em processo de secagem e/ou higienização. A única perda até agora, conforme a FBN, foi do periódico “A Nova Democracia”, publicado no Rio de Janeiro em abril de 2012. A instituição busca adquirir um novo exemplar do título. Outros 30 fascículos de revistas publicadas nos últimos dez anos permanecem sob análise, porque estão com páginas “blocadas”. Leia abaixo todo o comunicado.

Comunicado da Fundação Biblioteca Nacional 11/05/2012

A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) informa, a respeito dos incidentes provocados pelo vazamento de água decorrente de um defeito em um dos aparelhos de um seus sistemas de ar condicionado do seu prédio-sede, no último dia 02/05, que:

1) Foram molhados 2.042 jornais e revistas em seu Armazém de Periódicos; desses, 1.699 já foram devolvidos para o acervo e já estão à disposição para consulta; o restante ainda está em processo de secagem e/ou higienização, devendo retornar ao acervo na próxima semana.

2) Dos periódicos secos e já reincorporados ao acervo, 120 são fascículos de revistas, sendo 10% da década de 1930 e o restante do século 21; 1.579 são fascículos de jornais dos últimos cinco anos.

3) Dos periódicos ainda em processo de secagem e/ou higienização, 74 são fascículos de revistas do século 21 e 269 são fascículos de jornais da década de 1950, sendo que 60 desses últimos estão em processo de recuperação no Centro de Conservação para combater fungos.

4) A única perda verificada até agora é um fascículo do periódico “A Nova Democracia”, publicado no Rio de Janeiro em abril de 2012, que rasgou durante o processo de secagem; como se trata de publicação recente, o editor está sendo contatado para proceder a substituição do mesmo.

5) 30 fascículos de revistas de variedades, publicadas nos últimos dez anos, ainda encontram-se em análise no Centro de Conservação porque, após serem submetidas ao processo de secagem, verificou-se que algumas páginas estavam blocadas; nesse caso, as folhas estão sendo separadas pelos técnicos da instituição; caso o procedimento não surta os efeitos esperados, a FBN deverá contatar as respectivas editoras para buscar sua substituição.

6) Na próxima semana será finalizado o relatório completo sobre o incidente, inclusive com a divulgação dos títulos e respectivos anos de edição.

A FBN informa, ainda, que:

7) No último dia 10/05 foram desligados dois de seus sistemas de ar condicionado e toda a água existente em sua rede hidráulica foi escoada de forma a permitir a realização de vistorias técnicas, que aconteceram nos dias 10 e 11/05. Os laudos técnicos serão finalizados na próxima semana, devendo indicar os reparos necessários e/ou a substituição dos mesmos, bem como outras medidas preventivas para evitar outros incidentes. Permanecem funcionando normalmente os aparelhos de ar condicionado da sala cofre, dos laboratórios de preservação e digitalização, do auditório e das salas de exposição, que possuem sistema independente.

8) A FBN deve finalizar, nas próximas semanas, estudo sobre as ações de emergência e também de obras estruturais no prédio-sede, na Avenida Rio Branco, no Anexo na Zona Portuária, na Casa da Leitura, todos no Rio de Janeiro, e também na Biblioteca Demonstrativa de Brasília.

9) Na última quarta-feira (9/5) houve um vazamento no Salão de Manuscritos, decorrente de entupimento no dreno de um dos aparelhos de ar condicionado, sem qualquer tipo de dano ao acervo.
[14/05/2012 00:00:00]