Publicidade
Publicidade
Estação Leitura – a depredação
PublishNews, 14/02/2012
Estação Leitura – a depredação

Há alguns dias li, n’O Globo, uma matéria sobre a instalação de uma biblioteca em uma estação de trens da Supervia, a antiga linha da Central do Brasil, em Madureira, subúrbio do Rio de Janeiro.

O projeto foi desenvolvido pelo Instituto Oldemburg, dirigido pela Cristina Oldemburg, que conheci há vários anos em função de outro projeto por eles desenvolvido, o das Salas de Leitura.

Esse projeto contou com a colaboração inicial do Sérgio Machado, presidente do Grupo Editorial Record. Sérgio Machado sempre foi muito atento para as questões relacionadas com o ciclo de vida dos livros. Depois de certo tempo, o circuito tradicional de vendas de livros se esgota, e sobram apenas vendas residuais, geralmente via internet. Assim, esses exemplares ficam em depósito, provocando gastos adicionais de armazenamento e logística. O conhecimento desse problema é uma das raízes do Programa do Livro Popular, que busca estabelecer um novo ciclo de vida para essa imensa riqueza editorial não mais encontrável com facilidade nas livrarias, mas que pode ser recolocada no mercado em outras condições.

Bem, a Estação Leitura instalada na estação de Madureira foi depredada na semana passada, assim como quase toda a estação ferroviária, pelos usuários revoltados com os atrasos e problemas dos trens. Aqueles mesmos trens que há décadas já motivavam sambistas a compor os lamentos por sua ineficiência: “Patrão, o trem atrasou, por isso estou chegando agora...”

Acaba a Central do Brasil, privatizada (por que será que essa privatização fernandohenriqueana não é citada como modelo de eficiência?), transformada em Supervias. André Vallias, o poeta, comentou sarcasticamente o nome que, segundo ele, deveria ser “Supervias – crucis”, com a população dos subúrbios cariocas fazendo o papel de Cristo.

Mas, antes da depredação, eu havia enviado um e-mail para a Cristina pedindo que relatasse os resultados do primeiro programa, da Sala de Leitura, e a conformação dessa nova iniciativa.

Eis o que ela me enviou:

Sala de leitura

De 2003 a 2010 foram implantadas 728 Salas de leitura em 23 Estados da Federação. Em sete anos de trabalho, a base do projeto precisou evoluir, inclusive com relação à remuneração dos profissionais da área de gestão e produção cultural.

Apesar de várias tentativas na busca desse amadurecimento, os pareceristas do MinC desqualificaram o nosso trabalho, impondo uma remuneração menor que um salário mínimo aos produtores que trabalham no projeto.

Temos um PRONAC aprovado em 2010, onde o valor de remuneração para os nossos produtores é 40% menor que o valor aprovado em 2005.

Apesar de estarmos com problemas nas rubricas de remuneração de pessoal, dois patrocinadores tradicionais depositaram recursos na conta bloqueada do projeto.

Para a movimentação da conta bloqueada precisamos captar 20% do valor total do projeto e ainda não conseguimos bater a meta.

Além do recurso voltado para a remuneração dos profissionais, entramos com um novo pedido para reduzir o número de salas e, consequentemente, o valor do projeto para que possamos movimentar a conta bloqueada. Esse pedido está sendo justificado pelo fato de que já temos recursos suficientes para implantar 36 salas de leitura e não podemos iniciar os trabalhos sem autorização do MinC. Nossa ideia seria implantar essas 36 salas, cujos recursos já se encontram na conta, e fechar a conta desse Pronac, pois não podemos arcar com os prejuízos impostos pelos valores irrisórios para o pagamento de produtores.

Sala de leitura em 2012

Em 2012, implantaremos 10 salas de leitura por meio da lei do ISS, no Rio de Janeiro. Esse novo caminho deve-se aos problemas que estamos enfrentando com relação ao Pronac que esta em vigência no MinC.

Não vou nem comentar aqui o pesadelo burocrático de manejar os projetos financiados com os mecanismos do Incentivo Fiscal (Lei Rouanet). Em outros momentos já falei sobre isso, sobre os defeitos e problemas da lei atual, assim como o estrupício que a gestão anterior do MinC elaborou dizendo que era para melhorar, e que na minha opinião não vai conseguir isso. Mas esse é outro assunto.

Volto à Cristina, na sua descrição (pré-depredação), do que era o projeto da Estação leitura.

Estação Leitura

O projeto é uma experiência nova e com recursos próprios da Nestlé.

Temos a intenção de incentivar o projeto, mas somente depois que o piloto estiver amadurecido.

Acreditamos que a somente depois do projeto testado e afinado poderemos partir para o incentivo fiscal, pois caso contrário corremos o risco de ficar engessados em um orçamento sem poder aprimorar o trabalho à medida que a demanda de adaptações possa ocorrer – e isto é fato nas vivências que temos com o MinC.

Os livros que foram selecionados para esta edição são fruto de uma parceria que fizemos com um projeto que já estava em andamento na Supervia.”

Houve, então, o incidente provocado pelas péssimas condições de operação da ferrovia.

Recebi da Cristina Oldemburg um e-mail circular por ela enviado aos envolvidos no projeto:

“Prezados amigos, parceiros, colaboradores e incentivadores,

O Estação Leitura é como todos nós. Lutamos para crescer, vencemos desafios e obstáculos dia após dia, vislumbrando uma maturidade convicta da importância da prática da cidadania.

Mesmo recém-nascido e inaugurado, já conquistamos muitos amigos e espalhamos conhecimento, informação, fantasia e, principalmente, esperança – a esperança de que algo vai mudar, esperança de que estaremos cada dia mais unidos em torno das reais necessidades deste nosso tempo.

Em dez dias de vida útil, temos 53 leitores cadastrados, 59 livros emprestados, 29 livros já devolvidos, 30 livros em leitura e um livro recadastrado.

No espaço, não sobrou nada de material. Não importa, pois a força da iniciativa continua. O obstáculo que estamos enfrentando neste momento não é o primeiro e não será o último. Os obstáculos acontecem para nos fortalecer, para repensarmos algumas questões e, principalmente, para nos unir ainda mais em torno de uma causa importantíssima – a Educação.

A Educação do ensinar e aprender.

Educação é transposição.

Educar é reinventar.

O Estação Leitura com certeza surgiu para nos aproximar e para que juntos pudéssemos refletir sobre este importante momento de tantos conflitos e de tantos questionamentos.

O Estação Leitura é um convite à Reinvenção.

Vamos juntos?

A Cristina enviou também o link para uma matéria do Globonews sobre a Estação Leitura, reproduzido aqui.

Os projetos do Instituto Oldemburg somam-se a dezenas de outros que buscam suplementar uma carência básica do país, que é a dificuldade de acesso à leitura. São salas de leitura, bibliotecas comunitárias, bibliotecas em hospitais, presídios, centros de atendimento ao público, estações de ônibus, de metrô, todas criadas por iniciativas de instituições que compreendem perfeitamente a questão central do desmantelamento do mito de que brasileiro não lê: o que os brasileiros não têm é acesso ao livro.

Felipe Lindoso é jornalista, tradutor, editor e consultor de políticas públicas para o livro e leitura. Foi sócio da Editora Marco Zero, diretor da Câmara Brasileira do Livro e consultor do CERLALC – Centro Regional para o Livro na América Latina e Caribe, órgão da UNESCO. Publicou, em 2004, O Brasil pode ser um país de leitores? Política para a cultura, política para o livro, pela Summus Editorial. Mantêm o blog www.oxisdoproblema.com.br. Em sua coluna, Lindoso traz reflexões sobre as peculiaridades e dificuldades da vida editorial nesse nosso país de dimensões continentais, sem bibliotecas e com uma rede de livrarias muito precária. Sob uma visão sociológica, ele analisa, entre outras coisas, as razões que impedem belos e substanciosos livros de chegarem às mãos dos leitores brasileiros na quantidade e preço que merecem.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em sua coluna, Felipe Lindoso dá seus pitacos sobre a Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro divulgada na última segunda-feira
Felipe Lindoso resgata a história do ISBN para analisar a mudança da operação do ISBN, que deve acontecer em março próximo
Em sua coluna, Felipe Lindoso chama atenção para a importância do acervo bibliográfico e documental das bibliotecas do Museu Nacional, que foram destruídas no incêndio do ano passado
Felipe Lindoso sai em defesa do casal de sebistas processado por Edir Macedo. 'Esse processo representa um atentado à liberdade de expressão tão grave quanto o veto a Miriam Leitão e Sérgio Abranches', defende.
Em sua coluna, Felipe Lindoso conta os bastidores que possibilitaram a inauguração de uma biblioteca infantil dedicada à língua portuguesa no Japão
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Escrito por Ligia Nascimento Seixas, em 'Pedro e a busca pela sua história', o personagem embarca em uma jornada inesperada para desvendar os segredos da sua própria vida, numa emocionante aventura literária
'Contra-coroa II' mergulha na trama de uma família real; obra foi escrita pela autora Amanda Grílli, que se destaca no cenário nacional independente trazendo uma mensagem de representatividade
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pelas autoras Amanda Grílli e Ligia Nascimento Seixas
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre a importância da regulação da comunicação digital e ações para frear a mentira e a violência digital e informativa
Neste episódio nossa equipe conversou com Rita Palmeira e Flávia Santos, responsáveis pela curadoria e coordenadoria de vendas da livraria do centro de São Paulo que irá se expandir em breve com nova loja no Cultura Artística
O declínio da literatura indica o declínio de uma nação
Johann Goethe
Escritor alemão (1749-1832)
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar