Publicidade
Publicidade
E o vencedor é...
PublishNews, 30/01/2012
E o vencedor é...

Quando penso em premiações, a primeira ideia que me vem à cabeça é o tapete vermelho e o anúncio do talvez mais previsível prêmio da badalada e tão esperada noite do Oscar. Previsibilidade que corresponde, quase sempre, ao contexto político ou às preferências do mercado. Afinal, os filmes já passaram pelo crivo do público e da crítica.

Mas não é de cinema que vamos falar aqui, e sim de algumas questões em torno de prêmios na área do livro para crianças e jovens que há algum tempo me inquietam. A minha experiência dos últimos anos, como responsável pela implantação do Prêmio Barco a Vapor no Brasil em 2004 (até 2010), como secretária e organizadora do júri internacional do 3º Prêmio Ibero-Americano realizado no Brasil e, agora, como membro do júri do Concurso João-de-Barro 2011, reiterou várias questões e vivências que gostaria de compartilhar aqui.

Um dos aspectos mais surpreendentes, confirmado em todas as ocasiões, sem exceção, foi perceber o papel decisivo e inevitável da subjetividade no processo de escolha e decisão. Logo que comecei a participar das diferentes instâncias decisórias, fui percebendo o peso da configuração do grupo que decidiria, num primeiro momento, o que deveria ou não ser julgado, e, num segundo, quem deveria ser premiado.


Na verdade, as questões objetivas, isto é, os pré-requisitos básicos sem os quais uma obra não chegaria a uma fase final de seleção, existem e são o ponto de partida de toda discussão. Neste âmbito os argumentos são claros e nada como boa argumentação e rigor na exposição para estabelecer um patamar comum de discussão e referências. Imagino - pois nunca vivenciei uma situação parecida – que, frente à existência de um original unânime, essa primeira fase encerraria o processo. Porém, frente à existência de diferentes finalistas aptos a concorrer ao primeiro lugar, a discussão passa a se mover também em outros patamares.

De modo geral, toda decisão sobre seja qual for a manifestação artística se move entre critérios objetivos e a subjetividade responsável pelo grau de identificação e de fruição da obra. Isto é, o "gosto pessoal", conjunto de valores, convicções, referências, critérios, sensibilidades que conformam as decisões mais universais e prosaicas. Nada de novo até aqui, ainda que para muitos possam soar estranhos o peso e a interferência de critérios nem sempre tão “objetivos”, porém indiscutivelmente presentes.

Quero ressaltar a importância da configuração das instâncias decisórias responsáveis por definir e determinar um resultado. Fui me dando conta pouco a pouco de como o resultado de um prêmio dependia, em última instância, da configuração da equipe de leitores críticos e do júri. Daí a importância da sensibilidade do responsável pela organização e escolha dos membros dessas instâncias decisórias. E aqui reside o campo do imponderável, para alguns da “sorte” determinante em toda e qualquer premiação.

Ao lado disso, a importância também da definição dos critérios de participação nos diferentes concursos e premiações. O grande leque de variáveis (tamanhos de texto, gêneros, formato, nível de linguagem etc.) que cobre a literatura para crianças e jovens muitas vezes coloca lado a lado originais de gêneros muito distintos e difíceis de serem submetidos aos mesmos critérios. O destaque possível de alguns concorrentes, resultante dessa desigualdade, pode nem sempre ser justo com aqueles que ficam em segundo plano - se estes concorressem em uma categoria menos ampla, talvez pudessem se destacar.

A importância dos prêmios é indiscutível e a sua multiplicação é de fato um reconhecimento da necessidade de promover gêneros e autores. A valorização da nossa literatura para crianças e jovens deveria contar com novos prêmios em distintas categorias que pouco a pouco ganhariam espaço no mercado. A definição do gênero e dos critérios de participação e o aprofundamento da discussão e do debate, tanto entre profissionais da área como entre os especialistas, são aspectos que podem contribuir para que novas premiações surjam e dêem conta da amplitude dos gêneros que hoje compõem a chamada LIJ.

**

O Prêmio João-de-Barro, promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura (FMC), o mais antigo e o mais prestigiado na área, teve novidades na edição de 2011, que acabou de anunciar os vencedores. Apresentou um novo conceito, premiando não apenas o texto como também o projeto gráfico completo. O premio de R$ 20 mil mais uma viagem a Bolonha, na Itália, para participar da 49ª Feira do Livro Infantil de Bolonha, faz a conexão internacional tão importante e significativa nesses casos.

O júri, do qual fiz parte ao lado de Marilda Castanha e Nelson de Oliveira, se surpreendeu com a qualidade e com a complexidade de algumas obras que revelavam articulação especial entre texto, ilustração e projeto gráfico – segredo de todo bom livro infantil. O vencedor foi PSSSSSSSSSSSSSIU! de autoria de Silvana Tavano e Daniel Kondo; e duas menções honrosas foram dadas: Passarim de Barros, de Marília Pirillo, e Isso é pro menino que queria virar vento, de Pedro Henrique Trindade Kalil Auad e Luisa Helena Ribeiro.

Parabéns aos organizadores do prêmio pela ousadia em inovar e aos premiados pelo excelente trabalho que, espero, veremos muito em breve no mercado!

Em tempo: estão abertas as inscrições para o curso “Editando livros para crianças e jovens” promovido pelo PublishnNews e pela revista Emília. Inscreva-se!

Dolores Prades é editora, gestora e consultora na área editorial de literatura para crianças e jovens. É membro do júri do Prêmio Hans Christian Andersen e curadora da FLUPP. É também coordenadora do projeto Conversas ao Pé da Página - Seminários sobre Leitura, e da área de literatura para crianças e jovens da Revista Eletrônica Emília. Sua coluna pretende discutir temas relacionados à edição e ao mercado da literatura para crianças e jovens, promover a crítica da produção nacional e internacional deste segmento editorial e refletir sobre fundamentos e práticas em torno da leitura e da formação de leitores. Seu LinkedIn pode ser acessado aqui.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Uma visita a qualquer livraria importante, mostra a convivência dos livros ilustrados junto às inúmeras séries juvenis de sucess
Os temas transversais foram incorporados aos parâmetros curriculares nacionais com o intuito de introduzir e garantir a discussão de temas sociais na escola
A importância dos livros sem idade reside precisamente no fato deles ultrapassarem seus destinatários naturais e ampliarem seu escopo de leitores, graças a suas qualidades tanto formais como de conteú
O interesse por este tema tem sido também recorrente entre as solicitações de leitores da Revista Emília
Vários são os fatores responsáveis pelo crescimento do segmento de mercado dedicado a livros para bebês: o reconhecimento da importância da leitura para o futuro
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Escrito por Ligia Nascimento Seixas, em 'Pedro e a busca pela sua história', o personagem embarca em uma jornada inesperada para desvendar os segredos da sua própria vida, numa emocionante aventura literária
'Contra-coroa II' mergulha na trama de uma família real; obra foi escrita pela autora Amanda Grílli, que se destaca no cenário nacional independente trazendo uma mensagem de representatividade
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pelas autoras Amanda Grílli e Ligia Nascimento Seixas
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre a importância da regulação da comunicação digital e ações para frear a mentira e a violência digital e informativa
Neste episódio nossa equipe conversou com Rita Palmeira e Flávia Santos, responsáveis pela curadoria e coordenadoria de vendas da livraria do centro de São Paulo que irá se expandir em breve com nova loja no Cultura Artística
Não acredito numa função utilitária da literatura, pelo menos não escrevo para provocar um efeito específico - leio e escrevo para me divertir, para ter prazer, um tipo particular de prazer, que é o intelectual.
Alberto Mussa
Escritor brasileiro
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar