Publicidade
Publicidade
Balanço do ano
PublishNews, 19/12/2011
Balanço do ano

Numa das últimas esperas em algum aeroporto fiz uma lista de temas que poderia tratar em futuras colunas, a maioria deles instigados pelas diversas e ricas interlocuções e trocas que se deram ao longo deste ano. Mas, na hora de sentar para escrever este texto, preferi deixar para o ano que vem os temas mais gerais e fazer um registro de alguns momentos importantes do livro para crianças e jovens e da leitura que testemunhei . Afinal, ao longo do ano participei de alguns dos encontros mais importantes sobre esses temas.

Tenho repetido de forma insistente nos cursos e palestras sobre edição que um dos aspectos centrais que formam um bom editor e que podem fazer a sua diferença é uma inserção verdadeira, real, na especialidade onde lhe cabe trabalhar. Se por um lado, o bom editor deve conhecer, antes de tudo, o seu papel e suas competências em termos gerais, a concorrência do mercado e a sua divisão cada vez maior exigem um foco e uma especialização cada vez mais verticalizadas. Daí a importância de entender como esse mercado e os canais formadores de opinião se articulam e definem não só tendências e modas, mas também pensamentos e reflexões.

E falando em cursos, é bem significativo o aumento dessas atividades como reflexo do crescimento do mercado de livros infantis e juvenis. A procura indica a necessidade de referências e de interlocução para um trabalho cada vez mais exigente e competitivo em toda América Latina. Temos inúmeras iniciativas nessa direção não só nacionais, como na Colômbia, no Peru, no México. O público interessado também sinaliza que não são apenas os editores os que estão à procura de referências, mas também autores, ilustradores e mediadores, todos em busca de uma compreensão maior de toda a cadeia produtiva do livro.

No curto prazo, tais iniciativas devem representar um salto de qualidade e ajudar a firmar e reforçar o papel do editor, restabelecendo a sua centralidade no processo de produção – única forma de garantir bons livros e de plantar futuros leitores. Esse processo de formação se complementa com a participação em congressos e o acesso à literatura especializada. Várias têm sido as iniciativas nesse sentido também, porém gostaria de reforçar três lançamentos recentes, todos da Cosac Naify: Livro ilustrado, palavras e imagens, de Nicolajeva e Scott; Critica, teoria e literatura infantil, de Peter Hunt, e Para ler o livro ilustrado, de Sophie Van Der Linden. Leitura obrigatória e hoje acessível ao público brasileiro.

Com um caráter mais amplo e abrangente em termos de público e de temáticas, a Revista Emília preenche um espaço ainda pouco explorado não apenas pelo seu suporte digital, mas também pelo seu caráter de divulgação, debate e formação. A rápida aceitação e o sucesso da Emília comprovam a carência latente e a necessidade de se preencher esse vazio, numa aposta certeira com um olhar de qualidade e rigor.

O aniversário de 10 anos do PublishNews, marca e diferencial do mercado editorial brasileiro, reconhecido internacionalmente e hoje parceiro de alguns dos principais organismos do livro, como a Feira de Frankfurt e a de Londres, sinaliza o percurso recente de profissionalização deste mercado. Mas, não só isso: confirma também a força da edição brasileira, que fecha 2011 com a negociação mais importante e bem-sucedida da história, entre Companhia das Letras e Penguin. Exemplo de profissionalismo entre gente séria e grande.

Todo este cenário, certamente, contribui para o amadurecimento da reflexão e para a ampliação de critérios e referências que pouco a pouco, se farão sentir no dia a dia da edição. Poder ter em mãos elementos que ajudem a ampliar a visão periférica e não perder de vista o caráter cultural da indústria editorial, ajustando o mercado a isso e não o contrário, são algumas das condições para uma aposta efetiva no fortalecimento da qualidade da nossa produção editorial.

No que me diz respeito, fecho o ano realizada como há muito não acontecia, pois todos os meus esforços foram pautados pela convicção de estar fazendo um trabalho sério e comprometido com a qualidade, contribuindo dentro de minhas possibilidades para configurar o cenário e promover a interlocução e o debate entre os pares da área. Mas, para além do viés pessoal, esse percurso descreve a riqueza, a maturidade e a abrangência que essas questões vêm assumindo a cada ano.

O ano de 2012 está aí e com ele o TOC e a Feira de Bolonha; Conversas ao pé da Página 2012; o Salão da FNLIJ, este ano em abril, coincidindo com o TOC na Argentina e a Feira do livro da Colômbia, onde o Brasil será o país homenageado; o COLE em julho, logo depois da FLIP; a Bienal de São Paulo, o Congresso do IBBY em Londres, seguido das Feiras de Frankfurt, Porto Alegre e Guadalajara. Ufa! E vários outros eventos ainda em gestação, que, com certeza, ampliarão perspectivas e possibilidades.

Enfim, o ano novo promete e precisamos nos preparar para enfrentá-lo! Só tirando férias e descansando. Dia 16/1 estarei de volta. Bom ano para todos!

Em tempo: aproveitando os dias de descanso no final do ano, recomendo dois livros (pelos quais fico muito feliz), publicados pela Pulo do Gato, sob minha consultoria: Como ensinar seus pais a gostarem de livros para crianças, de Alain Serres, e Para que serve um livro?, de Chloé Legeay.

Dolores Prades é editora, gestora e consultora na área editorial de literatura para crianças e jovens. É membro do júri do Prêmio Hans Christian Andersen e curadora da FLUPP. É também coordenadora do projeto Conversas ao Pé da Página - Seminários sobre Leitura, e da área de literatura para crianças e jovens da Revista Eletrônica Emília. Sua coluna pretende discutir temas relacionados à edição e ao mercado da literatura para crianças e jovens, promover a crítica da produção nacional e internacional deste segmento editorial e refletir sobre fundamentos e práticas em torno da leitura e da formação de leitores. Seu LinkedIn pode ser acessado aqui.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade
Leia também
Uma visita a qualquer livraria importante, mostra a convivência dos livros ilustrados junto às inúmeras séries juvenis de sucess
Os temas transversais foram incorporados aos parâmetros curriculares nacionais com o intuito de introduzir e garantir a discussão de temas sociais na escola
A importância dos livros sem idade reside precisamente no fato deles ultrapassarem seus destinatários naturais e ampliarem seu escopo de leitores, graças a suas qualidades tanto formais como de conteú
O interesse por este tema tem sido também recorrente entre as solicitações de leitores da Revista Emília
Vários são os fatores responsáveis pelo crescimento do segmento de mercado dedicado a livros para bebês: o reconhecimento da importância da leitura para o futuro
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Laura Capelhuchnik mediou mesa sobre experiências e desafios no mundo dos podcasts que usam a literatura como matéria-prima
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em seus livros, autora compartilha trajetória pessoal e apresenta a Escrita Sistêmica, abordagem que une técnica, autoconhecimento e acolhimento
Em 'A dama perfeita', ​Karine Heid apresenta uma trama envolvente com diálogos afiados, tensão irresistível e personagens que se enfrentam como iguais, mesmo em um cenário repleto de regras sociais e aparências
A forma como um livro se comunica com os leitores depende muito da qualidade do leitor do que do livro em si.
Cláudia Laitano
Escritora brasileira

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar