Como se destacar entre 7.300 expositores?
PublishNews, Maria Fernanda Rodrigues, 10/10/2011
Confira o que o Brasil está preparando para a Feira de Frankfurt, que começa oficialmente na noite de terça, mas que já agita a cidade alemã

A maior feira de livros do mundo abre suas portas na próxima quarta-feira em Frankfurt (a cerimônia de abertura será na terça à noite) e o Brasil se esforça para se destacar no meio de tanta gente. Serão 7.300 expositores e 290 mil profissionais do mercado editorial vindos de 100 países, que andarão para cima e para baixo numa área equivalente a 14 campos de futebol.

O estande do Brasil, organizado pelo projeto Brazilian Publishers, terá 180 m2 divididos em duas áreas e será um pouco maior do que o do ano passado (120 m2). Livros de 50 editoras brasileiras estarão expostos lá. No total, elas mandaram para a feira 1.782 títulos (2.501 exemplares). O número de livros enviados caiu ligeiramente em relação à edição passada. Em 2010, foram 2.870 exemplares. “Acredito que esse decréscimo na quantidade de livros enviados tenha ocorrido porque o editor está mais criterioso e mandando apenas aqueles com mais potencial de venda”, avaliou Dolores Manzano (Dosh), responsável pelo projeto.

Nesta área, chamada de “Business”, haverá, além das estantes com os livros, mesas para reuniões. Aos editores brasileiros que quiserem descansar um pouco será oferecido ali, no final do dia, pinga e caipirinha.

Já o “Lounge” terá de 66m2 e funcionará como um espaço mais reservado para reuniões dos presidentes das entidades de livro. Lá também será realizado o encontro Have a look at Brazil no dia 13, às 11h. Nova Zelândia e Georgia também terão os seus “Look At”, mas Dosh contou que a edição brasileira foi a mais procurada, com 87 inscritos. As pessoas inscritas e quem mais estiver passando pelo local na hora da apresentação poderão ouvir Karine Pansa, presidente da CBL, e Galeno Amorim, presidente da Fundação Biblioteca Nacional, falando sobre o mercado brasileiro e sobre o recém-lançado projeto que prevê uma maior presença da literatura brasileira em outros países a partir do apoio à tradução. Também será exibido um filme sobre o Brasil. Vinhos e frutas do Brasil, fornecidos pelos parceiros da Apex, serão servidos aos convidados depois das apresentações. Frutas brasileiras também estarão à disposição dos visitantes.

A mudança no tamanho do estande, a movimentação do MinC e de outros parceiros do livro mostram, para Dosh, que o Brasil está empenhado em fazer bonito em 2013, quando será o país homenageado.

O estande brasileiro está sendo organizado pelo Projeto Brazilian Publishers, da Apex e CBL, e ainda pelo Snel e Fundação Biblioteca Nacional. Da CBL, vão quatro pessoas. O restante da equipe – 11 pessoas – é formada por alemães.

Oportunidade desperdiçada

Cada editor presente à feira através do projeto Brazilian Publishers ou com estande próprio teve a oportunidade de cadastrar, gratuitamente, 10 títulos no site da feira. Até o fim da semana passada, livros de apenas 12 editoras eram encontrados no catálogo oficial virtual.

Este ano o Brasil terá dois catálogos impressos porque não deu tempo de fazer o tradicional unificado, com associados da CBL e do Snel. Algumas editoras também não mandaram suas informações em tempo de entrar no catálogo impresso, mas estarão no catálogo virtual que poderá ser acessado em uma tela no estande.

Além do estande coletivo

O estande coletivo fica no Pavilhão 5.1, E941. Outras editoras brasileiras estarão neste mesmo pavilhão, mas participando da Feira de Frankfurt de forma independente. São elas: Companhia das Letras (E950) e Grupo Record (E954). Editoras brasileiras pertencentes a grupos editoriais internacionais terão seus livros expostos no estande de seus grupos. Entre elas estão a Planeta (C937), Ave-Maria (B948), Paulinas (B939) e Paulus (B951).

No Pavilhão 4.2, dedicado a editoras do segmento educacional, estarão o Grupo GEN (G451), Grupo A (J406) e P3D Educação (D1440).

No Pavilhão 6, estarão as agências literárias Riff e Katia Schumer.

Brasil na programação oficial

Além de ser um dos destaques da série “Have a look at”, o Brasil estará em outros espaços da feira. O principal evento é a 25th Rights Directors Meeting, no dia 11 de outubro, das 14 às 17h, que este ano focará a primeira parte de sua programação no Brasil e a segunda nas possibilidades de parcerias internacionais para o lançamento de aplicativos. Para apresentar o mercado brasileiro foram convidados a agente literária Lucia Riff e os editores Tomas Pereira, da Sextante, e Eduardo Blucher, da Blucher. [Para outras informações sobre este evento, confira a matéria publicada na edição de sexta-feira, dia 7, do PublishNews]

Galeno Amorim, presidente da Biblioteca Nacional, falará sobre o programa de apoio à tradução dentro da programação do Forum Dialogue (Pavilhão 5, A962) no dia 12 de outubro, às 16h15. A organização deste evento é do Consulado Geral do Brasil em Frankfurt.

Os escritores Marcelo Ferroni e Carola Saavedra participam de bate-papo com o tradutor Michael Kegler no sábado, dia 15, das 15h45 às 16h45, no Pavilhão 5.0 (D963). “Who or what tells us of Brazil?” é o nome da atividade organizada pelo Centro Cultural Brasil em Frankfurt que pretende discutir a produção literária contemporânea. [Leia a entrevista feita pelo PublishNews com o alemão, que tem projetos de tradução de autores brasileiros na gaveta e que pretende tirá-los de lá agora que o Brasil lançou o edital de apoio à tradução]

Participantes do estande coletivo do Brasil

Câmara Brasileira do Livro

Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX)

Artmed Editora

AudioLivro Editora

Autores Associados

Aymará Edições e Tecnologia Ltda

Base Editorial

Bei Editora

Callis Editora Ltda.

Casa Editorial Luminara

Cortez Editora e Livraria Ltda.

Cosac & Naify Edições Ltda.

DBA Dórea Books and Art

Edicei

Edições Loyola

Ediçoes Rosari Ltda.

Editora Alaude

Editora Atica S.A.

Editora Atlas

Editora Blücher

Editora Canção Nova

Editora DCL

Editora Escala

Editora FTD S.A.

Editora Gente

Editora Logosofica

Editora Manole

Editora Moderna Salamandra

Editora Napoleão

Editora Nobel

Editora Positivo

Editora Scipione S/A

Editora Senac São Paulo

Editora Universitária da PUCRS

EDUSP

Elementar Publicações

Fundação Biblioteca Nacional

GEN Grupo Editorial Nacional

Geração Editorial

Global Editora e Distribuidora Ltda.

Komedi Editora

Livros Safra

Madras Editora Ltda.

Melhoramentos

Oficina de Textos

Pallas Editora

Saraiva S.A.

Selo Editorial Prólogo Ltda.

Sindicato Nacional dos Editores

Todolivro Distribuidora Ltda.

Toriba Editora

UNESP Press Foundation

Yendis Editora Ltda.
[10/10/2011 00:00:00]
Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Leia também
Ridgway assume o cargo deixado por Gareth Rapley, que comandou a feira por dois anos; em 2025, a LBF retorna ao Olympia London de 11 a 13 de março
Oportunidades são para os cargos de divulgação e marketing e gerente de e-commerce
Preparação e envio de releases, preparação de newsletter e monitoramento e análise de mercado estão entre as funções do cargo
A poesia nasce de algo que se revela inesperadamente.
Ferreira Gullar
Escritor brasileiro
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar