Agosto é o mês da literatura no Recife
PublishNews, Redação, 12/08/2011
O 3º Festival Recifense de Literatura contará com uma vasta programação e a presença de renomados escritores

Entre os dias 14 e 21 de agosto acontece o 3º Festival Recifense de Literatura. A data foi escolhida por conta do nascimento do escritor Mauro Mota, em 16 de agosto, um dos homenageados do evento, juntamente com Hermilo Borba Filho e Celina Holanda. O festival contará com a presença de renomados escritores, poetas, ensaístas e contistas do Brasil, Peru e França, além de professores, estudantes e educadores.

Durante os sete dias serão realizados cinco painéis culturais, cinco seminários de literatura contemporânea, duas sessões de leitura, uma mostra de cinema e literatura com a apresentação de cinco vídeos e 15 filmes e uma feira de livros, autógrafos e recitais com a participação de editores, livreiros, escritores e poetas da voz e da escrita.

Três eventos especiais também movimentarão o festival, como o Dia do Poeta, com recitais de poesia nos mercados públicos da cidade; e uma conferência sobre o escritor Julio Verne proferida pelo escritor, poeta e crítico de cinema Fernando Monteiro. Uma aula-espetáculo Cordel em Revista, a cargo da União dos Cordelistas de Pernambuco, também merece destaque.

Eventos Especiais - Festa do Livro

Dia 21, das 15h às 22h

Local: Praça do Arsenal (Praça do Arsenal de Marinha, 35 – Recife/PE)

Durante todo o festival funcionará uma feira/festa de livros, autógrafos e recitais, com a participação de editores, livreiros, escritores, poetas da voz e da escrita em 60 bancas destinadas à venda de livros, revistas e jornais de qualquer natureza literária. A feira terá uma sessão infantil na Torre Malakoff, com atrações, artes em geral e contação de histórias. O encerramento da feira será com recital do poeta Jessier Quirino, no dia 21, às 21h.

Evento especial: Um bonde chamado Poesia

Dia 16, das 9h às 19h

Locais: Mercados públicos, praças e pátios

As ruas, mercados e pátios do Recife vão se encher de poesia no dia 16, mais precisamente no Dia do Poeta Recifense, quando a Frevioca, agora servindo aos menestréis, ganhará o nome de "Um bonde chamado poesia" e sairá levando poetas e suas histórias pela Veneza Brasileira.

Um grupo de poetas populares, como Miró, França, Abdias Campos, Fernando Chile, Alan Sales, Silvana Menezes, Cristiano e Rafael e o grupo "Invenção da Poesia" vão estar no mercado de Casa Amarela (Estrada do Arraial, 1930 - Casa Amarela – Recife/PE), das 9h às 10h, recitando seus poemas. Dali, seguem para o Mercado de Afogados (Estrada dos Remédios, s/n , Bairro de Afogados – Refice/PE), às 10h30, e o Mercado da Boa Vista (Rua de Santa Cruz, s/n, Bairro da Boa Vista – Recife/PE), às 12h.

À tarde, a partir das 14h, o grupo estará no Pátio do Carmo (Pátio do Carmo, s/nº, Santo Antônio - Recife / PE), de onde segue às 14h30 para o Mercado São José. Dali, às 16h, vai para o Mercado de São José (Praça do Mercado, s/n, Bairro de São José – Recife/PE) e encerra as atividades das 18h às 19h, com declamações para os presentes na Praça da Independência (Praça da Independência, s/n, Santo Antônio – Recife/PE).

Mas as comemorações pelo Dia do Poeta Recifense não ficam aí. Na Biblioteca de Afogados (Rua Jacira, s/n, bairro de Afogados – Recife/PE), às 16h, haverá recital do grupo Recipoético em homenagem a Carlos Pena Filho, comentado por André Caldas Cervinskis. À noite, a partir das 20h, haverá homenagem a Solano Trindade durante a realização da Terça Negra, no Pátio de São Pedro (Pátio de São Pedro, s/n – Recife/PE).

Evento especial: Cordel em Revista

Dia 17, às 19h

Local: Teatro Hermilo Borba Filho (Rua do Apolo, 121, Recife Antigo – Recife/PE)

Será um painel em forma de recital poético-musical, a cargo do cordelista Alan Sales. Participarão 20 pessoas, entre cordelistas e recitadores. A jornalista Maria Alice Amorim, que é pesquisadora do tema, detém muitos textos de cordel e está, inclusive, escrevendo a biografia do famoso cordelista José Honório Silva, intercalará comentários durante o painel falando sobre a história do movimento e sua linguagem. Haverá uma tenda para venda de cordéis no local. Vai ser dia 17, às 19h, e a entrada é franca.

Evento especial: Conferência sobre Julio Verne

Dia 19, às 9h

Local: Aliança Francesa (Rua Amaro Bezerra, 466, Recife Antigo – Recife/PE)

Julio Verne será tema de conferência na Aliança Francesa, no Dérbi, dia 19, das 9h ao meio-dia. A palestra Júlio Verne: o contemporâneo do futuro abordará a vida e obra do escritor francês - cujo nome verdadeiro é Jules Verne - não só como criador da literatura de ficção-científica, mas como um dos profetas insuspeitados da Idade Moderna e todos os seus dilemas.

A palestra será proferida pelo escritor ficcionista Fernando Monteiro, que é poeta, crítico de arte e de cinema, vencedor de prêmios literários e um especialista na obra de Verne.

Painéis

1 - Patrimônio cultural imaterial - língua e literatura

Dia 15, às 8h40

Local: Academia Pernambucana de Letras (Av. Rui Barbosa, 1596, Graças – Recife/PE)

Discutirá os problemas das linguagens literária e poética. Será com a participação de entidades voltadas à questão. O objetivo é analisar a contemporaneidade do tema, indo do autor até o público-alvo, que é o leitor. Cada povo, cada comunidade, tem o seu patrimônio cultural. Não há mais uma diferença entre o papel material (um monumento, por exemplo) e imaterial (a cultura viva) de um povo, e é neste aspecto que a língua é considerada. Será na Academia Pernambucana de Letras, dia 15, às 8h40. A abertura será feita pelo secretário de Cultura, Roberto Peixe, e o encerramento pela professora-doutora da UFPE, Nelly Carvalho. Participarão, ainda, os escritores, poetas e lingüistas Hildebrando Pérez, Roger Guilloux, Luzilá Gonçalves, Gilberlande Pereira, Carmen Lélis, e Jarbas Mantovanini, responsável pelo Projeto Memorial da Língua Portuguesa da Fundação Roberto Marinho.

2- Fernando Pessoa - 70 anos de ausência

Dia 16, às 8h40

Local: Gabinete Português de Leitura (Rua Imperador Pedro II, 290, Santo Antonio – Recife/PE)

Os 70 anos da morte do poeta Fernando Pessoa serão lembrados com homenagem póstuma no Gabinete Português de Leitura, dia 16, às 8h40. No formato recital poético-musical, a honraria contará com performance da professora, violonista e cantora Liliane Jamir, que executará composições sobre os poemas de Fernando Pessoa, de Caetano Veloso e Chico Buarque de Holanda. O evento será aberto pelo diretor de cultura Fernando Duarte, e contará com a participação de Ermelinda Ferreira, José Rodrigues de Paiva, Maria de Lourdes Hortas, Liliane Jamir e Jean Claude Pinson.

3 - Livro: a quem será que se destina?

Dia 17, às 8h40

Local: Fafire (Av. Conde da Boa Vista, 921, Boa Vista – Recife/PE)

Este painel vai discutir o acesso ao livro. Destina-se diretamente ao grande público. Vivemos num país de poucos leitores, onde o livro é caro as bibliotecas são poucas e defasadas, havendo a necessidade de reconhecer o espaço das comunidades de fazer suas próprias bibliotecas.

Será realizado na Fafire, dia 17, às 8h40. Será aberto pela secretária de Educação do Recife, Maria Luíza Aléssio, e terá participação da bibliotecária Suzana Timóteo, da professora Jeane Amália, da jornalista Cleide Galdino e de membros de grupos de políticas públicas e privadas de literatura. O encerramento será feito pelo professor Eduardo Calil, da Universidade Federal da Paraíba.

4 - O futuro já era - literatura e novas tecnologias

Dia 18, às 8h40

Local: Academia Pernambucana de Letras (Av. Rui Barbosa, 1596, Graças – Recife/PE)

Estarão em debate as novas tecnologias na literatura, como o computador e a internet, a televisão e outras, além de todas as novas formas de literatura encontradas hoje. A abertura será feita pela deputada e professora Teresa Leitão; a professora e vice-diretora do Centro e Artes e Comunicação da UFPE, Virgínia Leal; o pesquisador da crônica na mídia eletrônica, Roberto Azoubel; o diretor do Porto Digital, Valério Velozo, os jornalista Renato L. e Jô Mazzarolo, o cantor e jornalista Fred 04, o adido lingüístico Hervé Brocard e o escritor novelista Bráulio Tavares. Dia 18, na Academia Pernambucana de Letras, às 8h40.

5 - O NORdestino do livro - produção, distribuição e divulgação

Dia 19, às 8h40

Local: Biblioteca Pública Estadual (Rua João Lira, s/n, Santo Amaro – Recife/PE)

Até onde vai o livro depois que é produzido? Como se comporta o editor? Que cobranças ele faz e que ação executa em termos de mercadologia diante das limitações? E tudo isso relacionado com a capacidade de distribuição, receptividade dessa produção e divulgação. São questões que estarão neste painel, dia 19, na Biblioteca Pública Estadual, às 8h40.

A abertura será feita pelo vice-prefeito Luciano Siqueira, com participação numerosa de escritores, poetas, livreiros, jornalistas, professores e gerenciadores de políticas públicas, como Lucilo Varejão, Gleyde Vítor, Marcelo Mário Melo, Jacques Ribemboim, Valdênio Porto, Marcus Acioly, Lau Siqueira, Vital Corrêa, Antônio Campos, Tiago Coutinho, João Luís, Joça Souza Leão, Gilda Lins e Washington Queiroz.

Seminários

Dia: de 15 a 19, às 14h40

Local: Livraria Cultura (Rua Madre de Deus, s/n – Recife/PE)

Cinco seminários sobre literatura contemporânea serão realizados dentro do 3° Festival Recifense de Literatura. Serão todos na Livraria Cultura, começando sempre às 14h40 e encerrando às 18h20.

Dia 15 - Diálogo: literatura/teatro em “As sombrias ruínas da alma"

Vai discutir o texto e a montagem de peças teatrais. Participação do diretor Carlos Carvalho, que dirige "As sombrias...", peça do escritor Raimundo Carrero, que também participará do debate.

Em seguida haverá a palestra Poesia contemporânea e o mercado editorial, pelo poeta Lau Siqueira, que é diretor de Cultura da Secretaria de Cultura de João Pessoa. Antônio Viana falará e lançará livro sobre a poesia da poetisa chilena Gabriela Mistral, que foi Prêmio Nobel de Literatura. Zuleide Duarte encerrará o seminário fazendo abordagem sobre Ficcionistas latino-americanas de hoje, acerca do papel das mulheres latino-americanas na literatura.

Dia 16 - Erotismo e literatura feminina

As professoras de literatura da Universidade Católica de Pernambuco, Elisabeth Siqueira e Marluce Dantas, discorrerão sobre o tema. Fabiana Câmara, também da Unicap, falará sobre Perfis de mulheres em Lima Barreto, para depois o professor da Universidade Federal da Paraíba, Sérgio de Castro Pinto falar sobre Humor e Ironia em Mário Quintana.

A finalização dos trabalhos será com o poeta e escritor Marcus Accioly, que falará sobre O papel dos poetas.

Dia 17 - Uma leitura de O anjo do quarto dia

A palestra será da professora e da Fafire, Liliane Jamir, que falará sobre o tema, que é título do romance de Gilvan Lemos. Em seguida, a professora das Faculdades Integradas do Recife (Fir), Ivanda Martins, debaterá a obra de Gilvan Lemos na escola. Norma Godoy, da Fafire, falará sobre O veio socioexistencial em Alberto da C. Melo. Anco Márcio, que é vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE, falará sobre o tema Brás Cubas, um defunto autor e a fundação do romance moderno, enquanto o doutor em literatura, Lourival Holanda, debaterá A pertinência social na literatura em Sartre e o escritor e professor de filosofia da arte da Universidade de Nantes, na França, Jean-Claude Pinson, abordará O que pode a poesia, hoje?

Dia 18 - As imagens dramáticas em Osman Lins

Os pesquisadores da obra de Osman Lins: Ermelinda Ferreira, Robson Teles e Rosana Teles falarão sobre o tema. Auto da Compadecida - 50 Anos será o tema do escritor e novelista Bráulio Tavares, enquanto os pesquisadores de cinema Alexandre Figueiroa, João Batista de Brito e Kleber Mendonça Filho abordarão o tema Diálogo - literatura e cinema.

Dia 19 - Poesia do Peru e o taller de Poesia de San Marcos

O tema será abordado pelo escritor peruano Hildebrando Pérez, que é diretor da Faculdade de Letras da Universidade de San Marcos, em Lima, no Peru. Pérez ganhou o Prêmio Casa das Américas, e Cuba, no ano 1978, com o livro "Aguardiente". Ele também é criador de uma oficina de poesia, que é a Taller de Poesia, de San Marcos, que funciona ininterruptamente há 30 anos.

Mostra de Cinema e Literatura

Dia: de 15 a 19, das 13h às 19h

Locais: Sesc e Unicap (Rua do Principe, 526, Boa Vista – Recife/PE)

Haverá sessões de cinema no Sesc de Casa Amarela (Av. Professor José dos Anjos, 1190 - Casa Amarela / Recife/ PE), no de Santo Amaro (Rua do Pombal, s/nº - Santo Amaro / Recife/ PE) e no Cais de Santa Rita (Rua Cais de Santa Rita,156 - São José / Recife /PE). A entrada é franca. Já as sessões realizadas na Universidade Católica de Pernambuco, também gratuitas, serão na sala 11 do bloco A, às 17h. Na Unicap, as sessões dos dias 15, 16 e 18 serão seguidas de debate sobre as obras. Os filmes serão apresentados em DVD.

Oficinas

Dia: de 15 a 19

Local: Bibliotecas e escolas municipais

O rap e o hip-hop, assim como o cordel e o fanzine serão temas de oficinas com a finalidade de movimentar as escolas da rede municipal de ensino durante o 3º Festival Recifense de Literatura. O diferencial das oficinas é que serão montadas dentro das bibliotecas, com o objetivo de reciclar os professores, estagiários e animadores culturais, bem como estimular os estudantes a desenvolver o gosto pela literatura através da música, da poesia e da escrita. As oficinas serão realizadas de 15 a 19, dentro da programação do festival, que acontece de 14 a 21 deste mês.

A oficina de rap e hip-hop será na biblioteca da Escola Dom Bosco (Av. General San Martin, 1449, Bongi – Recife/PE), com o rapper Spider e participação de professores, mediadores de leitura, estagiários, animadores e alunos do estabelecimento.

Os trabalhos da oficina de Cordel serão desenvolvidos na biblioteca da Escola Novo Pina (Rua Erico Vitruvio, s/n, Pina – Recife/PE). Estará a cargo do cordelista Alan Sales e tem como tema A introdução à poesia popular nordestina aplicada à literatura de cordel.

No Núcleo de Tecnologia Educacional da Rede Municipal (Av. Antonio Carlos Magalhães, s/n, Bairro Santo Antônio – Recife/PE), será montada a oficina de fanzine. A idéia é estimular a feitura de jornais escolares, ensinando como fazer um periódico leve e instrutivo. Será ministrada pela jornalista Gabriela Pinheiro e pela artista Isabelle Câmara.

Haverá, ainda, oficina de criação de histórias e ilustração, a ser ministrada na Escola Municipal Nossa Senhora do Pilar (Avenida Nossa Senhora do Pilar, s/n, Bairro do Recife – Recife/PE), em Santo Amaro, pelas professoras Socorro Barros e Rosinha Campos; oficina de arte de contar histórias, ministrada pelo Grupo Pro-Voz, a cargo das fonoaudiólogas Ana Neri Araújo e Luísa Elena Figueiredo Neta, na Escola Municipal do Engenho do Meio (Rua Bom Pastor, 1406, Iputinga – Recife/PE); e oficina de poesia, que será dada pela poetisa Janice Japiassu, na Biblioteca Popular de Afogados (Rua Jacira s/nº, bairro de Afogados – Recife/PE).

[12/08/2011 00:00:00]