De olho na lista: Intrínseca sobe, Record cai
PublishNews, Carlo Carrenho, 15/07/2011
Lista de pequerruchos e aborrecentes é dominada por Riordan e Kinney

A liderança do padre Marcelo e seu Ágape na lista geral de mais vendidos do PublishNews não é mais tão tranquila. Esta semana, o livro do religioso alcançou 5.681 exemplares vendidos em nossa lista contra 3.509 exemplares apurados de A guerra dos tronos (LeYa), de George R. R. Martin, que abocanhou a segunda colocação. A queda da venda de Ágape é explicada por alguns livreiros pela presença do livro no catálogo da Avon, que não é contabilizado pela lista do PublishNews.

Nenhuma lista por categoria teve mudança na primeira posição. A guerra dos tronos é líder em ficção e o Guia politicamente incorreto da história do Brasil, de Leonardo Narloch, manteve o primeiro lugar em não-ficção garantindo mais uma vez uma dobradinha para a LeYa. Em negócios, A saga brasileira (Record), de Míriam Leitão, segue na frente e O herói perdido (Intrínseca), de Rick Riordan, continua sendo o mais vendo da lista dos pequerruchos e adolescentes. A lista infanto-juvenil, aliás, está dominada por Rick Riordan e por Jeff Kinney. O primeiro, além do primeiro lugar do ranking, consegui emplacar mais cinco títulos na lista. E o segundo colocou cinco livros da série Diário de um Banana no ranking, quatro deles entre os cincos mais vendidos.

As mudanças mais visíveis da semana estão no ranking de editoras. A Intrínseca colocou 10 títulos na lista (valeu, Rick Riordan!) e voltou à segunda posição depois de algumas semanas mais embaixo na lista. Já a Record, que ocupava a segunda posição na semana passada, caiu para a nona posição esta semana, com quatro títulos na lista e empatada com Saraiva e Planeta. A Sextante segue soberana em primeiro lugar, com 19 títulos. Novo Conceito está em terceiro com 7, enquanto Santillana, LeYa e Ediouro dividem a quarta posição com 6 títulos cada uma. Vale lembrar que apesar da queda da Record esta semana, a editora de São Cristóvão segue firme e forte na segunda posição da lista anual, tendo emplacado 40 títulos este ano na lista do PublishNews.

Confira a lista.
[15/07/2011 00:00:00]