De olho na lista: Pinguins somem mas Disney se mantém
PublishNews, Carlo Carrenho, 17/06/2011
Dia dos namorados traz clima romântico para a lista de autoajuda enquanto tenistas disputam últimas posições em não-ficção

A grande mudança da lista de mais vendidos do PublishNews desta semana foi na categoria infanto-juvenil, que segue liderada por O herói perdido (Intrínseca), de Rick Riordan. Pouco afeita a mudanças e dominada por títulos das coleções Diário de um banana (Vergara & Riba) e Club Penguin (Melhoramentos), a lista dos pequerruchos foi invadida nesta semana pelas editoras PI Kids e Cedic que, juntas, emplacaram 10 títulos na lista.

A primeira colocou Doutor Mickey e Mickey está ocupado, ambos de Susan Rick Brooke; A surpresa fotográfica de Pooh, de Dana Richter; A princesa e o sapo, de Jessica Burke; e ainda o Livro sonoro de atividades gigante e Vamos sair para brincar. Vale observar que são todos produtos com personagens da Disney. Já a Cedic trouxe para a lista Contando com formas e bichos, de Carlos Carvalheiro, Castelo dos monstros; Oi, eu sou o anjinho e Oi, eu sou o astronauta, estes dois últimos de Mauricio de Souza e Yara Maura Silva. Com esta invasão, os livros Club Penguin (Melhoramentos), também da Disney, desapareceram da lista. E os Diários de um banana também caíram consideravelmente. Doutor Mickey e A surpresa fotográfica de Pooh ainda conseguiram lugares ao sol entre os 10 mais vendidos da lista geral: o sétimo e o oitavo lugar.

Já a lista de autoajuda foi invadida por títulos "românticos", que ganharam força com o dia dos namorados. Estrearam na lista os seguintes livros: Para minha namorada (Vergara & Riba), Para meu namorado (Vergara & Riba), ambos de Linda Roberts; Ao meu amor (DCL), de Suzana Lemos; e Amo você (Panda Books), de Paula Ramos. Além disso, Meu jeito de dizer que te amo (Gente), de Anderson Cavalcante, subiu para a segunda posição, o que lhe valeu também o nono lugar lista geral.

A lista de ficção segue com Um amor para recordar (Novo Conceito), de Nicholas Spark, na frente e com pouquíssimas alterações. A única novidade, em 20º lugar, remete também ao dia dos namorados , pois trata-se de Anna e o beijo francês (Novo Conceito), de Stephanie Perkins. Já na lista de negócios, o número um continua sendo A saga brasileira (Record), de Miriam Leitão, e não há maiores mudanças.

Em não-ficção, houve mudança na primeira posição. Histórias íntimas (Planeta do Brasil), de Mary Del Priore, que liderava o ranking na semana passada, caiu para a quarta posição e o Guia politicamente incorreto da história do Brasil (Leya), de Leonardo Narloch, voltou a assumir o primeiro lugar. Mas talvez o fato mais interessante desta lista esteja na disputa pelo 18º set, ou melhor, lugar. Afinal A biografia de Roger Federer (Generale), de Rene Stauffer, está na 18ª posição com 200 exemplares vendidos apurados, apenas um a mais que autobiografia Agassi (Globo Livros)... Fosse isto um jogo de tênis entre os dois, o árbitro teria de voltar o ponto...

No ranking de editoras, Sextante, Record e Novo Conceito seguem nas três primeiras posições com 13, 9 e sete títulos emplacados na lista. Ediouro, PI Kids, Santillana e Vergara & Riba estão empatados em quarto lugar com seis títulos.

Ah! Já ia esquecendo... O padre Marcelo continua em primeiro lugar geral com mais que o dobro de livros vendidos do que o segundo colocado.
[17/06/2011 00:00:00]